Viver
Exposições. Rita Gaspar Vieira e Nuno Sousa Vieira representados em Lisboa, Ílhavo e São Paulo
Dupla de Leiria com trabalhos patentes em Portugal e no Brasil
A artista Rita Gaspar Vieira, de Leiria, participa com Paula Prates na exposição O tempo maior que o tempo, em Lisboa, nas Galerias Municipais.
Com curadoria de Ana Anacleto, a exposição foi inaugurada na quinta-feira, 20 de Novembro, no Pavilhão Branco, e fica patente até 15 de Março de 2026. Inclui obras novas e pré-existentes.
Os trabalhos seleccionados, segundo Ana Anacleto, decorrem “de uma procura de articulação entre gestos, matérias e superfícies, marcadas pela passagem, pela dilatação e pela cristalização do tempo”. Na sinopse, a curadora explica que O tempo maior que o tempo assenta especificamente “na relação do edifício com o contexto (a sua localização no seio de um jardim), na configuração e simetria do próprio espaço interior (quatro salas que se espelham horizontal e verticalmente) e nas características expandidas da sua espacialidade (amplas superfícies transparentes que deixam penetrar a luz natural, que permitem uma relação entre interior e exterior)”.
Entretanto, este sábado, 22 de Novembro, e também em Lisboa, é apresentado no Ateliê do Rego o projecto Marmelada de Artista, da autoria de Nuno Sousa Vieira (de Leiria) e Vítor Serrano.
O trabalho de Nuno Sousa Vieira pode ser visto, ainda, na colectiva Um traço e outras linhas. O desenho é sempre outra coisa, com a curadoria de Ricardo Escarduça e Alexandre Baptista, até 17 de Janeiro na Casa da Cultura de Ílhavo, e na colectiva Som e Fúria, em São Paulo, no Brasil, que será inaugurada no dia 29 de Novembro, na Casa de Cultura do Parque.