Sociedade

Fábrica da Maceira-Liz mantém-se no ranking das mais poluidoras, mas diminuiu volume de emissões

17 ago 2025 18:00

Estudo da associação ambientalista Zero

fabrica-da-maceira-liz-mantem-se-no-ranking-das-mais-poluidoras-mas-diminuiu-volume-de-emissoes
Fábrica de Cimentos Maceira-Liz
Ricardo Graça

A associação ambientalista Zero publicou a lista das empresas mais poluidoras do País e constatou que várias reduziram as emissões, comparativamente com o ano passado.

Uma das que apresenta valores mais baixos foi a fábrica de cimentos da Maceira, no concelho de Leiria.

As emissões das dez maiores poluidoras em Portugal reduziram em 11% de 2023 para 2024, indica a análise, sendo que a refinaria da Galp lidera o Top 10 dos maiores poluidores, tendo aumentado em 11% as suas emissões, num ano.

A Zero baseia-se em dados da Comissão Europeia sobre o registo de emissões associado ao Comércio Europeu de Licenças de Emissão (CELE), para dizer que as áreas de negócio mais poluentes são a refinação, a produção de energia, os cimentos e a TAP, que subiu ao segundo lugar na lista.

Globalmente houve uma redução das emissões de dióxido de carbono.

Os dez maiores poluidores no ranking 2024 são assim dominados pela Petrogal – Refinaria de Sines, seguindo-se a TAP, a Cimpor – Alhandra e a Cimpor – Souselas, em terceiro e quarto lugar, respetivamente, e a Secil – Outão, a meio da tabela.

No sexto lugar a Elecgás – Central de Ciclo Combinado do Pego, seguida pela CMP Cimentos (fábrica da Maceira-Liz), e depois em oitavo a EDP – Central Termoeléctrica de Lares.

A Elecgás (Pego) desceu 47%, a CMP Maceira 1%, a EDP 9%, a Lusical 3%, e a Turbogás 80%.