Sociedade
Faleceu o professor Arnaldo Cunha
Ao longo de uma vida preenchida, foi, entre outras coisas, um dos fundadores do JORNAL DE LEIRIA
Antigo professor primário em Marrazes, em Leiria, Arnaldo Cunha, 89 anos, faleceu na madrugada desta quarta-feira, no Hospital Santo André, em Leiria, onde estava internado por doença do foro cardiológico.
Natural de Coimbra, era um fervoroso adepto da "Briosa", como é conhecido o clube da cidade, refere uma nota da família.
Foi militar miliciano no Regime de Infantaria das Caldas da Rainha e esteve como professor em Almagreira (Pombal), em Caldelas (freguesia de Caranguejeira, Leiria) e nos Marrazes, onde chegou em 1959, leccionando a várias gerações até 1992, ano em que se aposentou.
Nesta freguesia, deu também aulas a adultos, foi juiz de Paz e esteve ligado, como sócio, à Filarmónica de Santiago dos Marrazes e ao Sport Clube Leiria e Marrazes.
Na nota da família, é ainda recordado o papel que Arnaldo Cunha teve, nos anos 60, na mobilização das crianças de Marrazes para “ajuda à construção” do parque de jogos daquele clube.
Arnaldo Cunha, fez ainda parte da estrutura distrital de Leiria fundadora do Sindicato dos Professores da Zona Centro, foi sócio da Sociedade de Língua Portuguesa e da Sociedade Portuguesa de Matemática e autor do jogo didáctico Aprenda História Jogando, editado pela Porto Editora.
Esteve ainda na fundação da SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social, da ADLEI – Associação para o Desenvolvimento de Leiria e Alta Estremadura e da Associação Social-Democrata de Leiria.
Em sua casa nasceu o JORNAL DE LEIRIA, publicação que ajudou a fundar.
Foi distinguido pelo Município de Leiria, com a atribuição do Galardão Municipal.