Economia

Falta mão-de-obra: não há pessoas ou as empresas pagam pouco?

18 jan 2018 00:00

Vários sectores querem contratar, mas não encontram os recursos que pretendem. Sindicatos dizem que o problema são os baixos salários

falta-mao-de-obra-nao-ha-pessoas-ou-as-empresas-pagam-pouco-7972
Raquel de Sousa Silva

Construção, hotelaria/restauração, moldes, metalomecânica, distribuição alimentar…. São vários os sectores que estão a sentir dificuldade em encontrar mão-de-obra, sobretudo qualificada, para preencher novos postos de trabalho. Uma escassez que tem consequências negativas no desempenho presente e futuro das empresas, alertam alguns dos dirigentes ouvidos.

“Caso se consolide a recuperação em curso no sector”, a construção poderá criar nos próximos dois anos 50 mil novos postos de trabalho, estima Ricardo Pedrosa Gomes, presidente da associação AECOPS.

Estimativa que tem como pressupostos a continuidade das condições de produção e o crescimento moderado da produtividade, explica ao JORNAL DE LEIRIA o também presidente da federação FEPICOP.

A actual falta de mão-de-obra no sector pode ser explicada por elementos conjunturais e estruturais, adianta. Por um lado, a melhoria da conjuntura traz associado um acréscimo do emprego, o que numa fase inicial gera falta de pessoal.

Escassez que “tende a ser corrigida com a entrada de trabalhadores não qualificados”. O problema, diz este empresário, é que o turismo está a absorver estas pessoas, porque apesar de “oferecer uma remuneração mais baixa” o trabalho é “mais leve”.

A componente estrutural do problema “resulta da falta de mão-de-obra qualificada”, devido à “profunda crise” que afectou o sector da construção nos últimos anos, onde o desemprego, as falências e a redução do número médio de trabalhadores por empresa estimularam a emigração e a saída permanente de trabalhadores qualificados, explica Ricardo Pedrosa Gomes. A destruição do emprego, nos últimos 15 anos, atingiu os 53%, tendo-se perdido 330 mil empregos.

Para ultrapassar a escassez de pessoal “é necessário melhorar a atractividade do sector e das suas empresas, valorizá-lo junto dos jovens e oferecer condições profissionais, de carreira e remuneratórias, que vão ao encontro das expectativas dos potenciais interessados”. Isto implica o fortalecimento do tecido empresarial e o aumento da produtividade, frisa o dirigente.

A hotelaria/restauração é outro dos sectores onde é difícil recrutar. Ana Jacinto, secretária geral da associação AHRESP, disse ao JORNAL DE LEIRIA que um inquérito feito aos associados revelou que estão em falta 40 mil trabalhadores.

A dirigente recorda que depois de um período “muito difícil”, que resultou no fecho de muitas empresas, à redução de pessoal e ao desemprego, o sector ganhou “novo fôlego” com o regresso do IVA à taxa intermédia o que, aliado à subida do poder de compra dos portugueses e ao aumento do número de turistas, levou as empresas a voltar a recrutar.

Ana Jacinto reconhece que este “não é um sector simples” e que “exige muito dos trabalhadores”, porque as empresas trabalham 24 horas por dia, fins de semana e feriados. Mas garante que a dificuldade em recrutar “não é de todo culpa dos salários”. Cita dados do INE de 2015 que apontam para um salário médio de 855 euros e diz que os dados da AHRESP apontam para um ordenado médio de 915 euros em 2017.

A secretária-geral da associação reconhece que há medidas que é preciso adoptar para ultrapassar a escassez de mão-de-obra, que é já um “constrangimento para as empresas” e que em muitos casos está mesmo a inviabilizar novos projectos.

Uma delas é a requalificação profissional. Ana Jacinto frisa que há um desfasamento entre aquilo que o sector procura e as competências dos desempregados inscritos nos centros de emprego, pelo que uma das propostas saídas das jornadas promovidas pela AHRESP na semana passada foi a criação de um programa de formação de curta duração, orientada para as áreas onde há mais carência de pessoal qualificado, e destinado a desempregados e a activos de outras áreas que queiram entrar na hotelaria. “Não sendo fácil, é exequível, desde que haja vontade”.

Outra das medidas que, acredita a associação, podem ajudar a hotelaria/restauração a captar trabalhadores é a criação de mecanismos que permitam aos desempregados, nomeadamente jovens, aceder ao mercado de trabalho sem perder os subsídios e benefícios de que estejam a usufruir.

Para António Baião, “os dados divulgados por várias entidades mostram que o sector tem condições para pagar melhores salários”. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Centro diz que os valores dos salários pagos são o principal entrave à captação de pessoal. “Somos o sector do salário mínimo nacional”, lamenta. “Enquanto isto não mudar, o sector fica com os 'restos'. Porque muitos não aceitam trabalhar por este valor e os que são bons vão para o estrangeiro”.

O dirigente diz que “é falsa a questão de que não há profissionais” disponíveis. Na sua opinião, “não há é vontade de pagar melhores salários, nem atenção aos horários, para que se consiga conciliar vida profissional com familiar”. Por outro lado, “a formação que é feita não é aproveitada pelo secto

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ