Sociedade
Feira de Leiria com um impacto económico de 16 milhões de euros
Segundo dados constantes do relatório do evento, cada visitante gastou, em média, 20 euros
A edição deste ano da Feira de Leiria gerou um impacto económico na ordem dos 16 milhões de euros (ME), um valor que, segundo a vereadora Catarina Louro, foi calculado com base num consumo médio de 20 euros por pessoa em cada visita ao certame.
O balanço foi apresentado na última reunião de câmara, onde o executivo deu a conhecer as contas do evento que, este ano, teve quase 850 mil visitantes (mais 29% face a 2023). De acordo com os números revelados, o evento gerou receitas para o município na ordem do 780 mil euros, resultantes do aluguer de espaços, de venda de copos (cerca de 200 mil unidades) e dos rendimentos da zona de gamming. Já as despesas totalizaram 894 mil euros.
“Se tem um impacto de 16 ME, não pode ter um prejuízo de 144 mil euros. Ou colocamos os operadores a pagar mais ou fazemos os cálculos como deve ser”, criticou Álvaro Madureira, vereador da oposição, frisando, no entanto, que o reparo “não tira mérito à Feira de Leiria”. “Não falamos em prejuízo, mas sim em investimento municipal”, retorquiu Catarina Louro, que destacou os dados da Praça da Gastronomia, que apresentou um “lucro” de 250 mil euros a reverter para as 17 colectividades que exploraram o espaço.
“É uma receita média de 15 mil euros para as associações, valor essencial para a sua actividade ao longo do ano”, referiu a vereadora socialista, realçando ainda o impacto da Praça da Gastronomia na economia local, com cerca de “um milhão de euros em compras” para a confecção das refeições e funcionamento do espaço