Viver

Festival A Porta. A cidade (Leiria) e o bairro (dos Capuchos) inspiraram um espectáculo inédito

9 jun 2024 10:30

Ondamarela estreia hoje a performance de música, palavra e movimento que desenvolveu com a comunidade local (músicos, cantores e elenco não profissional) para apresentar este domingo no Festival A Porta

festival-a-porta-a-cidade-leiria-e-o-bairro-dos-capuchos-inspiraram-um-espectaculo-inedito
De Guimarães (temporariamente) para Leiria
DR

Sem medo da folha em branco, onde tudo começa. “É o que nos dá pica”, diz Ana Bragança. Da raiz ao fruto, a magia acontece degrau a degrau, até chegar ao palco. E estreia hoje, pelas 20:30 horas: Ter o Pé na Porta, uma performance inédita de música, palavra e movimento, para ver e ouvir no Festival A Porta, que arranca este domingo à tarde nas ruínas do Convento dos Capuchos.

O novo espectáculo de co-criação da ondamarela foi desenvolvido em residência, ao longo dos últimos dias, com a comunidade local (músicos, cantores e elenco sem experiência profissional) e a convite da organização do Festival A Porta, que quis ter na edição de 2024 um projecto inspirado na cidade (Leiria) e no bairro (dos Capuchos) e em quem vive a cidade e o bairro.

“Trabalhamos sempre no cruzamento entre a prática artística, os lugares e as pessoas”, diz Ana Bragança, do colectivo que procura materializar o conceito de democracia cultural. “O ser humano é um ser criativo. Acreditamos muito nesta ideia: em cada pessoa, um artista”.

Uma relação “cada vez mais horizontal” no pensamento da cultura, da criação à programação.

No processo, Ana Bragança e Ricardo Baptista propõem explorar a “identidade do grupo” e a sua “relação com a cidade” e “com aquele bairro em particular”. Com “uma dimensão activista” e outra “mais imaginativa”, de “desejo e de futuro”.

A partir de Guimarães, a ondamarela já trabalhou em festivais como o 23 Milhas, o Bons Sons, o Tremor, integrou o programa La Valleta 2018 – Capital Europeia da Cultura e colaborou com entidades como o Teatro Nacional Dona Maria II e o Teatro Municipal do Porto, entre muitos outros momentos.