Sociedade

Festival da sardinha está de volta à praia do Pedrógão em Julho

15 jun 2024 10:30

David Carreira e Quinta do Bill são cabeças de cartaz do evento, que comemora 25 anos

festival-da-sardinha-esta-de-volta-a-praia-do-pedrogao-em-julho
Festival da Sardinha realiza-se em dois fins-de-semana e espera superar os 95 mil visitantes
Município de Leiria

A celebrar as bodas de prata, o Festival da Sardinha da Praia do Pedrógão vai voltar a colocar este pescado nas mesas dos vários restaurantes e colectividades que aderem à iniciativa, que decorrerá de 4 a 7 de Julho e de 11 a 14 de Julho.

A sardinha vai ser rainha e tratada como tal por vários chefs que vão manter-se agarrados à grelha para oferecer o pitéu aos visitantes.

No âmbito do Showcooking by Cepsa, estarão presentes no festival os chefs João Sá (Sàla), Manuel Maldonado (100 Maneiras), Joaquim Saragga Leal (Os Papagaios) e Vítor Adão (Plano/Planto), Ilídio do restaurante A Rocha, Jorge do restaurante Decanto e o Paulo Monteiro do Hotel Monte Real.

Mas como nem só de sardinha vive este festival, a programação musical está também já organizada para animar quem visita o certame.

Para marcar esta edição especial dos 25 anos, está garantida a presença de Função Públika, banda de covers que actua no dia 4 de Julho, seguindo-se a leiriense Elsa Gomes, no dia 5, David Carreira, um dos artistas mais populares da actualidade, garantirá uma noite de grandes sucessos no dia 6 de Julho, concluindo o programa dos primeiros quatro dias de festival a cantora Cristina Maria, com o seu concerto dedicado à portugalidade.

A iniciar a segunda semana de festival, o grupo nortenho Tradição D’Ouro sobe ao palco no dia 11 de Julho, os Sangre Ibérico com a fusão única de flamenco e música tradicional portuguesa no dia 12 e, para encerrar o festival, uma banda icónica do rock português, os Quinta do Bill.

Todos os concertos são às 22:30 horas.

O Festival da Sardinha irá decorrer no recinto criado na Avenida da Maré Viva, ampliado para receber os mais de 95 mil visitantes esperados para os oito dias do evento, mas também em cada restaurante da Praia do Pedrógão, fazendo destes espaços novos palcos do certame, contribuindo decisivamente para alcançar as oito toneladas de sardinha consumida, refere uma nota de imprensa.

A Praça da Gastronomia, com uma nova decoração alusiva à arte xávega, e nove tasquinhas coordenadas pelo movimento associativo da freguesia do Coimbrão e das Uniões das Freguesias de Monte Real e Carvide e de Monte Redondo e Carreira, aumentando a capacidade de servir a rainha deste festival, a sardinha assada.

Os visitantes poderão ainda usufruir de um espaço de lazer, ao ar livre, com áreas de animação infantil, mostra de artesanato e de outros produtos locais.

“À semelhança de 2023, o Festival da Sardinha continuará a implementar procedimentos de sustentabilidade ambiental, social e económica, sendo os mais relevantes e implementação do copo reutilizável, o tratamento de separação de resíduos orgânicos, o incentivo ao consumo de produtos locais e o aumento das parcerias com o movimento associativo local e os operadores de restauração da Praia do Pedrógão”, refere ainda o comunicado.