Viver
Festival de Jazz da Batalha leva concertos às freguesias
Arranque esta sexta-feira com Rita Maria e Nuno Costa

Valado de Frades, Marinha Grande, Caldas da Rainha, Leiria. São vários, os territórios que continuam a acolher festivais dedicados ao jazz na região. Um dos mais recentes acontece na Batalha e este ano oferece três concertos espalhados pelas freguesias, além de outro na sede do concelho.
A segunda edição do Festival de Jazz da Batalha atravessa o calendário entre 22 e 31 de Agosto e a programação abre, então, nesta sexta-feira, às 21:30 horas, no salão da junta de freguesia de São Mamede, com palco reservado para Songsayer, projecto muito recente, estreado ao vivo no mês de Junho, que junta Rita Maria (voz) e Nuno Costa (guitarra) a navegar sobre texturas electrónicas.
Amanhã, também pelas 21:30 horas, mas no Largo da Praça da Fonte, no Reguengo do Fetal, há concerto do trio liderado pelo acordeonista João Barradas que actualmente se completa com Bruno Pedroso (bateria) e André Rosinha (contrabaixo).
No último fim-de-semana, o festival conta com o saxofonista e compositor César Cardoso, director artístico da Orquestra Jazz de Leiria, que em Maio lançou novo álbum, com o título Origins, gravado com os contributos de Óscar Graça (piano), Demian Cabaud (contrabaixo) e Pedro Felgar (bateria). A apresentação acontece no Largo da Capela de São Bento, na Golpilheira, depois das 21:30 horas de sexta-feira, 29 de Agosto.
E, no domingo, dia 31, às 18 horas, é a Orquestra Jazz de Leiria que encerra a edição de 2025, no exterior do Mosteiro da Batalha, com um convidado especial: o cantor, compositor, produtor e professor Kiko Pereira.