Sociedade

Figueiró dos Vinhos vai duplicar cobertura de saneamento com investimentos de 6,7 ME

23 mai 2023 14:06

Plano de investimentos da Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior (APIN) no concelho apresentado esta segunda-feira, numa sessão que contou com a presença do secretário de Estado do Ambiente.

figueiro-dos-vinhos-vai-duplicar-cobertura-de-saneamento-com-investimentos-de-67-me
Obras foram, esta segunda-feira, visitadas pelo secretário de Estado do Ambiente
DR

A taxa de cobertura de saneamento no concelho de Figueiró dos Vinhos vai passar de 28 para 55% com a concretização das obras que a Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior (APIN) pretende executar no concelho.

De acordo com o plano de investimentos da empresa, apresentado esta segunda-feira numa sessão que contou com a presença do scretáiro de Estado do Ambiente, está previsto um investimento global de 7 milhões de euros (ME), dos quais cerca e 6,7 milhões destinam-se à execução de redes de drenagem de águas residuais.

Em comunicado, o Município de Figueiró dos Vinhos adianta que a APIN tem ainda previstos investimentos no concelho relacionados com a eficiência hidríca, para a redução e prevenção perdas nos sistemas de distribuição e adução de água.

Naquela nota de imprensa, a autarquia salienta a importância dos investimentos agora anunciados, que “contribuem para melhoria das condições de vida das populações e cuja execução só é possível através da agregação de municípios existente”.

Por seu lado, o presidente do Conselho de Administração da APIN, João Miguel Henriques, considera que a duplicação da taxa de cobertura de saneamento “é, sem dúvida, um ganho muito significativo e uma demonstração de sucesso relativamente ao trabalho desenvolvido pelo autarca” de Figueiró dos Vinhos e pela empresa intermunicipal.

Citado pela agência Lusa, João Miguel Henriques frisou ainda que Figueiró dos Vinhos está, à semelhança dos restantes 10 concelhos que integram a APIN, a beneficiar da implementação do projecto na área da eficiência hídrica.

“Este projecto está integrado no Plano Estratégico de Controlo de Perdas do Sistema de Abastecimento de Água, transversal a todo o sistema APIN, com um investimento global de cinco milhões de euros”, referiu, explicando que “o objetivo primordial é reduzir e prevenir perdas nos sistemas de distribuição e adução de água”.