Economia

Fisiozero: o software que reduz o consumo de papel na saúde

17 out 2016 00:00

Plataforma para gestão de registos clínicos desenvolvida em Leiria.

fisiozero-o-software-que-reduz-o-consumo-de-papel-na-saude-5192

Já lá vai o tempo em que só se falava da nuvem nos boletins da meteorologia. A migração dos sistemas informáticos para a cloud introduziu no léxico um novo significado e continua a alimentar negócios nas mais variadas áreas.

Para o programador Eduardo Luís, de Leiria, a oportunidade surgiu no sector da fisioterapia e osteopatia, com um software de registos clínicos que também contribui para diminuir o consumo de papel nas empresas de saúde.

"O online traz grandes vantagens e permite aceder de qualquer lugar, a partir de sistemas operativos diferentes e utilizando tablets e smartphones", afirma o informático ao Jornal de Leiria. "Hoje, até por uma questão de custos, não faz sentido desenvolver programas para instalar localmente".

Lançado no mercado em 2013, por Eduardo Luís, o Fisiozero é uma plataforma digital que facilita a gestão do historial dos utentes e da agenda de consultas.

Entre outras valências, contempla a organização de marcações, com alertas opcionais por mensagem escrita (SMS), efectua o controlo de pagamentos e de caixa, emite documentos, gera estatísticas e, não menos importante, acumula dados relevantes sobre cada pessoa, permitindo anexar e guardar todos os ficheiros num único lugar.

Com as actualizações disponibilizadas entretanto, adapta-se hoje a várias especialidades médicas, além da fisioterapia e osteopatia.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.