Sociedade

Fogo dominado na Caranguejeira

6 set 2016 00:00

Um meio aéreo continua no local para evitar reacendimentos

fogo-dominado-na-caranguejeira-4943

O incêndio que deflagrou ontem, segunda-feira, em Colmeias e passou para a freguesia da Caranguejeira, está dominado e em fase de rescaldo. 

O segundo comandante do Comando Distrital de Operações de Socorro de Leiria, Luís Lopes, adiantou que, pelas 9:40 horas, tudo estava “normalizado”, mas os meios continuam no terreno para evitar reacendimentos. 

A população de Fonte Fria, aldeia da freguesia da Caranguejeira, que tinha sido evacuada na noite de segunda-feira, já regressou a casa, acrescentou Luís Lopes.  

“Temos 274 operacionais, 71 meios terrestres, um meio aéreo e duas máquinas de rasto no local. O incêndio está dominado, estamos em fase de rescaldo, mas a partir das 10 horasa temperatura sobe e a humidade desce. Não podemos esquecer que o nosso distrito está em alerta laranja”, alertou Luís Lopes. 

O incêndio, que chegou a ameaçar uma escola e um infantário na Caranguejeira, deflagrou pelas 16:45 desta segunda-feira na freguesia de Colmeias, onde colocou em risco casas e pecuárias, segundo informou o presidente da União de Freguesias de Colmeias e Memória, Artur Santos. 

O fogo passou para a freguesia vizinha da Caranguejeira e chegou a ter “três frentes activas” e uma "extensão considerável", como referiu o comandante do CDOS Sérgio Gomes.