Viver

Folio anuncia dois Nobel da Literatura e um capítulo sobre tecnologia

12 set 2022 15:04

Já são conhecidas as datas da próxima edição do Folio em Óbidos e está confirmada a presença da polaca Olga Tokarczuk e do nigeriano Wole Soyinka, prémios Nobel da Literatura

folio-anuncia-dois-nobel-da-literatura-e-um-capitulo-sobre-tecnologia

O recipiente do Nobel da Literatura 2022 é conhecido a 6 de Outubro, de acordo com o calendário divulgado pela Academia Sueca. No mesmo dia, em Óbidos, começa uma nova edição do festival literário Folio, com a presença, já confirmada pela organização, de Olga Tokarczuk e Wole Soyinka, respectivamente, Nobel da Literatura em 2018 e em 1986.

De Olga Tokarczuk, natural da Polónia, existem vários livros editados em Portugal: Casa de Dia, Casa de Noite, A Alma Perdida, Outrora e Outros Tempos, Conduz o teu Arado sobre os Ossos dos Mortos ou Viagens.

Também o primeiro romance de Wole Soyinka em 50 anos tem edição confirmada em português e é uma das principais novidades do ano anunciadas pela Porto Editora, com o título Crónicas do Lugar do Povo mais Feliz da Terra.

Segundo o município de Óbidos, este ano o Festival Literário Internacional de Óbidos (Folio) realiza-se entre 6 e 16 de Outubro.

Entre as novidades, destaque para o Folio Tech, sobre a relação entre a tecnologia e a literatura.

O tema do Folio, em 2022, é o "Poder".

"Uma das componentes fortes do Folio são as conversas sobre temas da actualidade entre os diversos escritores convidados e, nas 14 mesas e debates a realizar no Folio Autores, está confirmada a presença de dois Nobel da Literatura, a polaca Olga Tokarczuk e o nigeriano Wole Soyinka, entre tantos outros escritores nacionais e internacionais", lê-se na nota de divulgação.

"O evento acontece por todo o centro histórico da vila de Óbidos. Haverá um espaço na Praça de Santa Maria dedicado aos autores, onde decorre a maior parte das mesas e estão representadas as editoras. Existirá ainda, na Cerca do Castelo, o palco Inatel, fundação co-organizadora deste evento, onde se realizarão todos os concertos da Folia. Os museus e galerias, Casa da Música e livrarias serão novamente palco de algumas das actividades do festival", avança o município, em comunicado.