Viver
Fólio. Todos os sonhos que cabem nos livros e um programa para explorar fronteiras
O novo Nobel da Literatura 2025 vai estar em Óbidos, que recebe ainda mais dois escritores galardoados pela Academia Sueca, na décima edição do festival, que, ao todo, propõe mais de 450 iniciativas durante 11 dias

Avi Shlaim é um judeu árabe. Com apenas cinco anos de idade experienciou o exílio, quando a família fugiu de Bagdade, no Iraque, para o novo estado de Israel, empurrada pelo crescimento do anti-semitismo no início da década de 50. O relato do que encontraram, apanhados no fogo cruzado entre o sionismo e o nacionalismo árabe, está narrado no livro Três Mundos, editado em Portugal pela Zigurate.
Shlaim, que se mudou para Inglaterra nos anos 60 acabando por se tornar professor emérito de Relações Internacionais na Universidade de Oxford, critica frequentemente a política internacional de Benjamin Netanyahu, que considera expansionista e colonialista, e escreveu, entretanto, Genocídio em Gaza: Israel, Hamas e a longa guerra na Palestina.
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.