Viver

Fórum Político da Artemrede debate papel da cultura no desenvolvimento urbano

7 jun 2021 11:27

Acontece entre 7 a 11 de Junho, com a participação de profissionais da cultura, investigadores e responsáveis autárquicos

forum-politico-da-artemrede-debate-papel-da-cultura-no-desenvolvimento-urbano
Público tem feito parte da escola da programação da Artemrede
Artemrede
Redacção/Agência Lusa

O IV Fórum Político da Artemrede, “Impulso”, decorre 'online' entre 7 a 11 de Junho, com a participação de profissionais da cultura, investigadores e responsáveis autárquicos, entre outros, anunciou o projecto de cooperação cultural.

O fórum “Impulso” tem por objectivo discutir “o papel e o contributo da cultura na dinâmica e no desenvolvimento das cidades", e de "construir um contributo real para o debate sobre políticas culturais locais".

As intervenções a apresentar a partir de segunda-feira respondem a cinco desafios centrais das cidades, "nos quais a cultura pode e deve ter um papel fundamental: território, democracia, sustentabilidade, cooperação e desenvolvimento", lê-se no texto de apresentação do encontro.

Assim, em cada dia, os debates e as reflexões respondem a um desafio concreto. O evento vai acontecer nas plataformas do Facebook e do YouTube da Artemrede, com intervenientes portugueses e estrangeiros, entre os quais se destacam a vereadora de Cultura da Câmara de Lisboa, Catarina Vaz Pinto, a secretária-geral da Organização das Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), Emilia Saiz, e o coordenador da Comissão de Cultura desta organização, Jordi Pascual, assim como o coreógrafo Victor Hugo Pontes, fundador e director artístico da companhia Nome Próprio, que concretizou o projecto "Meio no Meio", com a Artemrede.

Entre os participantes encontram-se igualmente o artista comunitário, escritor e investigador François Matarasso, a coreógrafa e programadora cultural Madalena Victorino, o encenador, investigador e programador cultural Hugo Cruz, o geógrafo e investigador no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa João Ferrão e o co-coordenador do Observatório de Políticas de Comunicação e Cultura Manuel Gama.

“Este ano, que é ano de autárquicas, decidimos assumir isto como um momento em que a Artemrede contribui para o debate que antecede as eleições. O Fórum Político é também uma forma de poder influenciar e contribuir nas decisões de política cultural local. Tem sido muito interessante e todos os autarcas que participam neste encontro/debate, pertencendo a diferentes campos político-partidários, reconhecem que tem sido enriquecedor para eles”, refere a directora executiva da Artemrede, Marta Martins

A pandemia da covid-19, as eleições autárquicas a acontecer no Outono deste ano, e o processo de elaboração da "Carta de Compromisso da Artemrede" e da iniciativa "Compromisso Cultura 2030", que a organização tem vindo a desenvolver desde 2020 com os seus associados, são os três acontecimentos, dois externos e um interno, que influenciam a realização deste Fórum.

"Estes três acontecimentos suscitam inquietações, propostas e desafios aos autarcas, aos territórios e às comunidades", escreve a Artemrede, na mensagem de apresentação.

A Artemrede é um projecto de cooperação cultural, com 14 anos de actividade ininterrupta, que trabalha a especificidade dos territórios através do apoio à criação artística, à programação cultural, à qualificação e formação e às estratégias de mediação cultural.

Actualmente abrange 16 municípios: Abrantes, Alcanena, Alcobaça, Almada, Barreiro, Lisboa, Moita, Montemor-o-Novo, Montijo, Oeiras, Palmela, Pombal, Santarém, Sesimbra, Sobral de Monte Agraço e Tomar e a associação Acesso Cultura.

Assine Já Login

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.