Viver

Fotografias de Francisco Duarte Mendes publicadas pela Taschen

12 dez 2019 16:33

É professor de Educação Física, mas o seu passatempo há muito que passou a correr mundo. Desta vez, as fotografias de Francisco Duarte Mendes chegaram à editora alemã Taschen, que as usou no livro Great Escapes Europe – The Hotel Book.

fotografias-de-francisco-duarte-mendes-publicadas-pela-taschen
Francisco Duarte Mendes
Ricardo Graça
Daniela Franco Sousa

Nasceu em 1974 em Barcelos, onde estudou até ingressar na Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física, na Universidade do Porto.

Licenciado em Educação Física, iniciou a vida profissional em vários ziguezagues entre escolas do Norte e do Sul do País, como sucedeu com a maioria dos professores da sua geração. Actualmente, lecciona nas Colmeias, no concelho de Leiria. Chegou à cidade do Lis trazido pelas coisas do coração, recorda.

A fotografia sempre foi um gosto. No entanto, tornou-se mais presente na vida do professor à medida que se instalou a digitalização e o passatempo foi ficando um pouco menos dispendioso.

Actualmente, esse seu hobby está a seguir por duas direcções. Por um lado, tem prestado serviços fotográficos a vários hotéis, que pretendem promover a sua arquitectura ou a sua gastronomia.

E tem, por outro lado, dado asas a um trabalho mais livre, mais desprendido e com outros conceitos. Estas suas fotos chegaram agora até à Taschen, porque a editora entendeu destacar no seu livro as fotografias que tinha feito para o Palace Hotel da Curia, explica o autor.

Foi o coração
que me trouxe para Leiria
Francisco Duarte Mendes

Em causa está uma selecção de imagens que foi feita pelos responsáveis pela unidade hoteleira e pela editora alemã, salienta Francisco, que se mostra satisfeito com a projecção conseguida nesta publicação. A arquitectura é, de resto, um dos temas que o fotógrafo gosta de registar.

Do seu portefólio fazem já parte imagens de 25 hotéis diferentes, nota o autor. Depois de alguma formação, de várias oficinas de fotografia e de muito observar aquilo que fazem outros colegas, o seu trabalho tem evoluído e merecido várias distinções.

É o caso das menções honrosa no prémio nacional Talento FNAC (2012) e no concurso nacional Comunicar, Ligar, Unir, promovido pel
Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ