Sociedade

Furto de catalisadores e branqueamento de capitais: sete detidos em operação nacional com buscas em sucateiras

30 jun 2021 09:50

Operação Carbono decorreu nos distritos de Leiria, Santarém, Porto e Coimbra

furto-de-catalisadores-e-branqueamento-de-capitais-cinco-detidos-em-operacao-nacional-com-buscas-em-sucateiras
Operação inclui meia centena de locais de busca
Jonathan Borba@Unsplash
Redacção/Agência Lusa

Foram afinal sete e não cinco as pessoas hoje detidas, numa operação da PSP nos distritos de Leiria, Santarém, Porto e Coimbra e que envolve e que envolve a prática dos crimes de furto e recetação de catalisadores e branqueamento de capitais, disse à Lusa fonte da PSP.

A PSP emitiu um novo comunicado e esclareceu que seis pessoas foram detidas em cumprimento de mandados de detenção e uma em flagrante delito pelo crime de tráfico de estupefacientes.

As detenções foram resultado de 11 buscas domiciliárias e 16 não domiciliárias, que permitiram ainda a “apreensão de várias dezenas de catalisadores, 400 euros em dinheiro, dois motores e outros componentes de viaturas furtadas, uma arma de fogo, ferramentas utilizadas nos furtos, e bidões contendo 250 litros de gasóleo suspeito de serem também provenientes de furtos”.

“Foi possível recolher prova do comércio ilícito destes componentes sob a forma de resíduos, matéria sobre a qual se tem intensificado a partilha de informação com a Agência Portuguesa do Ambiente”, acrescentou o comunicado.

A Operação Carbono decorreu em simultâneo nos distritos de Santarém, Porto, Leiria e Coimbra e visou residências de suspeitos dos furtos, sucateiras e outros locais "referenciados durante as investigações por comercializarem ilicitamente esses componentes, sob a forma de resíduos, provenientes de furtos das viaturas", referiu a PSP.

A operação decorreu de vários inquéritos, sob orientação do Mistério Público das respetivas comarcas e com a colaboração da Agência Portuguesa do Ambiente.

"Desde o início de 2020, altura em que se verificaram as primeiras ocorrências, a PSP, registou até ao dia de ontem [terça-feira] 2772 ocorrências e foram efetuadas 307 detenções de suspeitos por furto de catalisadores em todo o território nacional, tendo-se verificado o aumento deste tipo de crimes desde o início do de confinamento, o que representa cerca de dois milhões de prejuízos causados às vítimas destes crimes", concluiu a nota enviada às Redacções.

Notícia actualizada às 15:55 horas