Sociedade

Futura residência para estudantes, na Albergaria Nobre, incluirá vidro e jogos de cor

31 mai 2023 11:47

Edifício, na Marinha Grande, terá 50 unidades de alojamento, distribuídas por três pisos

futura-residencia-para-estudantes-na-albergaria-nobre-incluira-vidro-e-jogos-de-cor
Espaço localizado no centro da cidade da Marinha Grande
DR

A Câmara Municipal da Marinha Grande aprovou, segunda-feira, o estudo prévio para a reabilitação do edifício da antiga Albergaria Nobre para residência de estudantes, que vai implicar um investimento superior a 2,4 milhões de euros. O estudo foi elaborado pela sociedade Fusion Originale International Projects.

Em nota de imprensa, a autarquia informa que "a área a intervir localiza-se na Rua Alexandre Herculano, em pleno centro tradicional da Marinha Grande. A zona onde se insere o projecto concentra uma grande parte dos equipamentos públicos da cidade, desde serviços administrativos, a equipamentos culturais, religiosos e de lazer".

"Assim, a execução desta obra vai dinamizar e complementar toda esta zona, criando uma maior proximidade entre a comunidade estudantil, a população marinhense e o centro tradicional", prossegue o município.

"Além da preservação da fachada da Albergaria Nobre, será de importante relevância a presença do vidro, a maior e mais importante referência na história e desenvolvimento da cidade, considerada a 'Capital do Vidro'. Por trás e a partir da fachada da antiga Albergaria Nobre prevê-se um plano envidraçado, marcado pela verticalidade da fachada pré-existente e da estrutura metálica presente na nova edificação", especifica a câmara.

Em relação à forma do edificado, "será potenciado o convívio social, através de um pátio interno exterior, aberto à comunidade marinhense. Propõe-se uma segunda fachada interior com relação ao pátio, num jogo de vidro de cores, que fará uma ligação com a origem da Marinha Grande e a indústria vidreira e dará um ar juvenil ao espaço", realça o município.

O estudo contempla "um total de 50 unidades de alojamento, com 76 camas, distribuídas por três pisos. Projectam-se quatro sectores: unidades de alojamento, zonas de utilização comum, zonas de circulação, zonas de serviço, zona exterior (pátio) e acessos pedonais".

"Este é um projecto financiado pela União Europeia NextGeneration EU, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência", remata a autarquia.