Sociedade

Futuro da Fábrica-Escola pode passar pelo ensino artístico

13 jun 2021 18:15

Câmara da Marinha Grande e Politécnico de Leiria estudam projecto para o local

futuro-da-fabrica-escola-pode-passar-pelo-ensino-artistico
FEIS, na Marinha Grande
Ricardo Graça/Arquivo
Daniela Franco Sousa

O futuro das antigas instalações da Fábrica-Escola Irmãos Stephens (FEIS) continua em aberto, mas o Politécnico de Leiria tem interesse em convertê-las num espaço dedicado ao ensino artístico.

Na passada terça-feira decorreu uma reunião entre o executivo da Marinha Grande e Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria, onde foi abordado o futuro deste espaço, que a Autarquia comprou à banca, em 2018, por 1,2 milhões de euros.

“Existe um planeamento que me parece razoável”, comentou Carlos Caetano no final do encontro. Ficou assente que, antes de intervir na FEIS, a Autarquia trabalhará com a Associação Portuguesa para o Património Industrial, para perceber o que deve ser protegido, salientou Carlos Caetano. Depois, o Politécnico fará um programa funcional para o local, que poderá ter “ligação ao ensino e às artes, como forma de complementar a oferta de Caldas da Rainha”. E depois de tudo isto, há que elaborar o projecto, notou.

O vereador Aurélio Ferreira também não se opôs à ideia. Mas alertou para a necessidade de deixar trabalhar primeiro os especialistas no apuramento do património material e imaterial associado à fábrica-escola. E isso inclui auscultar quem nela trabalhou, para preservar a memória colectiva.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ