Economia
Gap year: dar um passo atrás para ganhar balanço para mais dois ou três
Concurso atribui bolsas para voluntariado ou estágios profissionais
Entrar sem certezas na primeira licenciatura em que se é colocado e verificar um ano depois que se perdeu tempo e dinheiro por falta de reflexão ou de maturidade.
Esta é uma realidade que muitos estudantes e suas famílias conhece mbem.
Mas não foi de certo a realidade de Lucas Velho, de Leiria, nem de outros estudantes que, como ele, tenham apostado num gap year como forma de arrumar ideias e adquirir experiência antes de avançar para o curso superior.
E o que é isso do gap year?
Em Portugal o gap year (ano sabático) não é muito comum, mas é prática habitual noutros países europeus e nos Estados Unidos.
Trata- -se de optar por fazer uma pausa depois do ensino secundário, antes de concorrer ao ensino superior, um tempo que é utilizado pelos estudantes para viajar, fazer voluntariado ou estágios, de forma a ficarem melhor preparados para escolher e frequentar a licenciatura.
Lucas Velho, 21 anos, actualmente aluno de Direito, em Lisboa, em nada se arrepende de ter escolhido parar um ano antes de se candidatar à faculdade.
Quando terminou o ensino secundário, Lucas estava inclinado para seguir Ciência Política, mas pouco convencido em relação à empregabilidade daquela licenciatura.
Convenceu então os pais de que o melhor seria parar antes de avançar de imediato para a faculdade e procurou alternativas.
Terminadas as férias de Verão, ainda tentou que a alternativa aos estudos...
Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo