Sociedade
GNR apela para a não-violência no namoro com campanha “Estamos cá para te ajudar”
Na área da GNR foram registados 1.592 crimes de violência no namoro em todo o País. Um aumento face ao ano anterior
No Dia de São Valentim, que se assinala hoje, a Guarda Nacional Republicana (GNR) promove a campanha Estamos cá para te ajudar, com o objectivo de sensibilizar para a importância da eliminação de todas as formas de agressão em relações de namoro, especialmente entre os mais jovens, onde esses comportamentos são precoces e pretende-se evitar a sua repetição no futuro.
A GNR alerta os jovens para a não aceitação da violência, apelando e incentivando à denúncia de qualquer forma de agressão, seja psicológica ou física, incluindo acções que se enquadrem no cyberbullying ou no stalking digital.
"É importante alertar os jovens para a importância das relações saudáveis, baseadas em princípios e valores tais como a auto-estima, o respeito e a tolerância, que são pilares das relações de namoro, promovendo uma cultura de anti-violência através de uma maior consciencialização", refere uma nota de imprensa.
Durante o ano de 2024, na área da GNR, foram registados 1.592 crimes (dados provisórios) de violência no namoro, sendo que em 2023, a Guarda registou 1.497 crimes.
No âmbito desta temática, a Guarda realizou cerca de 250 acções de sensibilização em todo o território nacional, as quais contaram com a participação de mais de 430 militares, tendo sido sensibilizados mais de 10.700 alunos.
A violência no namoro manifesta-se através da violência psicológica e física, e o impacto desta violência em idades precoces, pode resultar na aceitação da mesma no futuro, comprometendo as vítimas, as suas famílias e a sociedade em geral.