Sociedade

GNR de Leiria detecta mais 67,8% de idosos sozinhos

29 jun 2016 00:00

Operação Censos Sénior sinalizou 1380 pessoas.

gnr-de-leiria-detecta-mais-678-de-idosos-sozinhos-4491

Os militares da GNR de Leiria identificaram 1380 idosos a viverem isolados ou sozinhos no distrito de Leiria, mais 558, o que se traduz num aumento de 67,8% face aos dados obtidos na operação Censos Sénior desenvolvida no ano passado. “O aumento deve-se essencialmente à prioridade que o comando está a dar a esta causa que permitiu um maior número de sinalizações. É ainda assim um trabalho moroso e a requerer permanente continuidade”, adianta fonte da GNR de Leiria.

Dos resultados apresentados, na área de responsabilidade da GNR os concelhos de Pombal (48), Figueiró dos Vinhos (12) e Leiria (11) são aqueles onde existem mais idosos vulneráveis, pois além de viverem sozinhos estão também isolados. Dos idosos visitados, 1122 vivem sozinhos e 159 isolados. Acresce a estes números 99 pessoas que também foram contactadas pelos militares da GNR e que têm alguma companhia ou vivem em zonas urbanas. Marinha Grande, Nazaré e Óbidos são os concelhos com menos casos identificados.

A GNR refere que vai continuar “todo o trabalho de sensibilização, sinalização e acompanhamento em regime de patrulhamento de proximidade” no sentido de “sinalizar junto das entidades parceiras as situações mais críticas”.

Durante a operação Censos Sénior, que decorreu em Abril, foram ainda realizadas acções de sensibilização para que esta população adopte comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco de se tornarem vítimas de crimes.

Desde 2011, ano que que foi lançada a primeira edição desta operação, têm sido sinalizados mais idosos a viverem sozinhos e/ou isolados ou em situações de vulnerabilidade. No País, este ano, foram sinalizados 43.322 idosos.

A GNR continuará, ao longo ano, a acompanhar os idosos, através das visitas regulares às suas residências, no sentido de alertá-los para os perigos de que são alvo, sobretudo, por parte de burlões, ao mesmo tempo que os militares fazem uma avaliação da sua segurança.