Sociedade

GNR deteve nove pessoas por tráfico de espefacientes e três delas ficam em prisão preventiva

5 jul 2021 14:20

Operação decorreu no dia 1 de Julho

gnr-deteve-nove-pessoas-por-trafico-de-espefacientes-e-tres-delas-ficam-em-prisao-preventiva

O Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Caldas da Rainha, do Comando Territorial de Leiria da GNR, informa que, das nove pessoas, com idades compreendidas entre os 22 e os 35 anos, apanhadas em flagrante por tráfico de estupefacientes e posse de armas proibidas, nos concelhos de Alcobaça, Caldas da Rainha, Lourinhã, Óbidos e Peniche, após terem sido presentes ao Tribunal Judicial de Leiria, três delas foram detidas em prisão preventiva.

"No âmbito de uma investigação que decorria desde Outubro de 2020, que incidiu numa rede de tráfico de produtos estupefacientes, os militares da Guarda apuraram que os suspeitos, uma mulher e oito homens, actuavam de forma organizada e hierarquizada, vendendo os estupefacientes sobretudo nos concelhos de Alcobaça, Caldas da Rainha, Óbidos e Peniche. No decorrer das diligências policiais foi dado cumprimento a 35 mandados de busca, 20 domiciliárias e 15 em veículos", refere a GNR em nota.

A força de segurança apreendeu o seguinte material:

    1 536 doses de canábis;
    15 doses de cocaína;
    4 doses de MDMA;
    Três veículos;
    Uma soqueira;
    Uma arma eléctrica (taser);
    Nove telemóveis;
    Sete balanças digitais;
    Quatro munições de calibre 6,35 mm;
    Dois computadores portáteis;
    Duas máquinas de selagem a vácuo;
    Duas estufas de produção de canábis e respetivo equipamento;
    Uma prensa de pólen de haxixe;
    Diverso material usado no acondicionamento do produto estupefaciente;
    9 380 euros em numerário.

No decorrer da acção, foram ainda identificadas e constituídas arguidas mais três pessoas por tráfico de estupefacientes.

A operação contou com o reforço do Posto Territorial de São Martinho do Porto, Caldas da Rainha, Óbidos e Peniche, do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Caldas da Rainha, da Equipa de Investigação Criminal do Comando Territorial de Leiria, do Comando Territorial de Lisboa, do Grupo de Intervenção Cinotécnica (GIC) e Grupo de Intervenção de Operações Especiais (GIOE) da Unidade de Intervenção (UI).