Economia

Golfinhos moram no Rio Sado, mas jantam ao largo da Nazaré

18 jul 2021 15:00

Projecto alia investigação científica e turismo

golfinhos-moram-no-rio-sado-mas-jantam-ao-largo-da-nazare
Golfinhos ao largo da Nazaré
DR
Daniela Franco Sousa

O Barbatanas e o Arroz-doce são presença assídua ao largo da Nazaré. Os dois amigos fazem parte do grupo residente de golfinhos, que costuma acolher bem os turistas que cruzam as ondas em barcos semi-rídigos para os observar de perto, no seu habitat natural. Mas além destes, acredita Jorge Barroso, existem muitos outros golfinhos que atravessam esta zona da costa num fluxo migratório.

“Há golfinhos do Sado a vir jantar à Nazaré”, conta o ex-presidente de Câmara, que, com os filhos, André e Inês Barroso, constituiu a Nazaré On_da Wave.

A empresa dedica-se, entre outras actividades, à promoção de passeios para observação de golfinhos, e está a levar a cabo, em articulação com a investigadora Teresa Mouga, do Politécnico de Leiria, um projecto que envolve os turistas na identificação destes cetáceos no concelho.

Desde que arrancou, no ano passado, o projecto Ocean Senses já permitiu identificar 150 golfinhos diferentes. O objecti

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ