Viver

“Gosto de resolver problemas desde pequeno”

1 fev 2020 13:30

Alexandre Jesus (à direita), de Ansião, viu o seu trabalho de equipa ser distinguido

gosto-de-resolver-problemas-desde-pequeno
Empresa americana reconhece trabalho da dupla de estudantes
DR
Daniela Franco Sousa

O trabalho de Alexandre Jesus, de Ansião, e de Tomé Bandeira, de Cantanhede, realizado pelos dois alunos de mestrado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), foi distinguido na Student Simulation Competition, uma competição mundial de estudantes promovida pela Simio, uma empresa americana especializada em ferramentas de simulação e programação para a indústria e serviços. Ao JORNAL DE LEIRIA, o jovem de Ansião salienta a importância desta distinção, tanto para os estudantes como para a faculdade, e explica como no seu caso particular o gosto pelos problemas matemáticos é algo que o acompanha desde tenra idade.

Alexandre Jesus, de 21 anos, é natural de Ansião, concelho onde frequentou a Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello. O pai gere um negócio de família e a mãe é auxiliar de educação. Talvez tenha herdado do pai o gosto pelos números, supõe o jovem, que frequenta o mestrado em Engenharia e Gestão Industrial na FCTUC e que sempre gostou de Matemática, Física e Química e de todos as ciências exactas que lhe colocassem problemas concretos para resolver.

“Gosto de resolver problemas desde pequeno. De procurar dar resposta a coisas práticas”, salienta o estudante. E foi também este o desafio apresentado aos dois jovens pela americana Simio.

No concurso, que é lançado semestralmente, a empresa desafia estudantes universitários de todo mundo para a resolução de problemas de engenharia complexos, premiando os quatro melhores trabalhos. Nesta edição participaram 291 equipas, envolvendo um total de 1553 estudantes de 43 instituições de vários países, entre os quais Alemanha, Arábia Saudita, Canadá, China, Colômbi

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ