Covid-19

Governo diz que trabalhadores devem medir a temperatura duas vezes ao dia

26 abr 2020 18:34

A governante salientou que, "se as pessoas sentirem que têm temperatura, devem abster-se de ir trabalhar".

governo-diz-que-trabalhadores-devem-medir-a-temperatura-duas-vezes-ao-dia
Trabalhador tem de dar consentimento expresso
Ricardo Graça
Redacção/Agência Lusa

A ministra da Saúde recomendou hoje que os trabalhadores devem ter o cuidado de medir duas vezes ao dia a sua temperatura corporal.

"Um trabalhador deve ter o cuidado de medir duas vezes ao dia a sua temperatura" e deve alertar a entidade patronal caso registe alguma alteração, afirmou a ministra da Saúde, Marta Temido, na conferência de imprensa diária de atualização de informação sobre a pandemia da covid-19.

A governante salientou que, "se as pessoas sentirem que têm temperatura, devem abster-se de ir trabalhar".

Para além da responsabilidade individual de cada trabalhador, a ministra da Saúde apontou para vários aspetos legais sobre a medição da temperatura corporal por parte da entidade patronal, salientando que tem de haver consentimento expresso do trabalhador e que o controlo tem de estar sujeito a dever de confidencialidade.

Na conferência de imprensa, a ministra da Saúde remeteu ainda para a explicação dada no sábado pelo Ministério do Trabalho, que afirmou que a medição da temperatura corporal aos trabalhadores "não se afigura inviável", desde que não seja guardado qualquer registo da mesma.

Nessa mesma nota, o ministério referiu que o Governo vai clarificar a matéria por via legislativa.