Saúde

Grávida perde bebé alegadamente por falta de obstetras no hospital de Caldas da Rainha

10 jun 2022 12:44

Hospital abre inquérito, mas não estabelece para já relação entre encerramento da urgência obstétrica e o este episódio

gravida-perde-bebe-alegadamente-por-falta-de-obstetras-no-hospital-de-caldas-da-rainha
.
Ricardo Graça/Arquivo
Redacção/Agência Lusa

Uma grávida perdeu o bebé alegadamente por falta de obstetras no hospital das Caldas da Rainha, escreve a Lusa citando a RTP, estação de televisão que avançou também que o hospital determinou a abertura de um inquérito e participou o caso à Inspecção-Geral das Actividades em Saúde.

"A RTP refere que o incidente aconteceu na noite de quarta-feira, quando o serviço de urgência em obstetrícia daquela unidade estava encerrado por falta de médicos. A situação terá atrasado o atendimento à mulher grávida, que acabou por perder a criança", faz saber a Lusa.

"Questionado sobre a situação, o Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Oeste confirmou, em comunicado, que, no passado dia 8 de Junho, a urgência obstétrica do hospital das Caldas da Rainha teve constrangimentos no preenchimento da escala médica, o que determinou o encerramento da urgência ao CODU/INEM, após a definição de circuitos de referenciação de doentes com outros hospitais", nota a mesma agência noticiosa.

“Confirma ainda que se verificou uma ocorrência grave com uma grávida, tendo sido determinada a abertura de um processo de inquérito à Inspecção-Geral de Actividades em Saúde (IGAS), no sentido de apurar o sucedido e eventuais responsabilidades”, refere o comunicado dirigido à RTP, citado pela mesma agência.

Centro Hospitalar do Oeste emite novo comunicado
 
Já ao início desta tarde, e após as notícias difundidas pelos diferentes media, vem o Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Oeste esclarecer, através de outro comunicado, que, "na sequência da ocorrência grave com uma grávida no dia 8 de Junho, foi aberto um processo de inquérito pelas IGAS, sendo, por isso, prematuro estabelecer qualquer relação de causa-efeito entre o encerramento da urgência obstétrica e o referido episódio".

"O Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Oeste lamenta profundamente a morte registada e endereça sentidas condolências a todos os familiares", salienta ainda a instituição neste segundo comunicado também recebido pelo JORNAL DE LEIRIA.

O Centro Hospitalar do Oeste integra os hospitais de Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche, tendo uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça e de Mafra.