Sociedade

Guardião d'Rel Rei concorre a Árvore do Ano 2022

30 nov 2021 16:24

Pinheiro-bravo tem mais de 200 anos

guardiao-drel-rei-concorre-a-arvore-do-ano-2022
Pinheiro-bravo é um símbolo no Pinhal de Leiria
DR

O Centro PINUS - Associação para a Valorização da Floresta de Pinho nomeou o “Guardião d´El Rei” à 4.ª edição do concurso nacional Árvore do Ano 2022.

Trata-se de um "notável pinheiro-bravo (Pinus pinaster Aiton), sementão centenário com mais de 200 anos e de grande porte, reconhecido pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas como Árvore de Interesse Público do Pinhal do Rei", explica a associação.

"O pinheiro-bravo sementão que batizamos de 'O Guardião d´El Rei ' é um exemplar isolado reconhecido como relíquia do arvoredo antigo da Mata Nacional de Leiria e tem resistido, ao longo de duzentos anos, a desafiantes adversidades, como os grandes incêndios de 2017", frisa o Centro PINUS.

"Os sementões foram desde a Época Pombalina até 1914, um elemento fundamental na regeneração deste pinhal histórico por sementeira natural. Esta árvore resinosa autóctone contribui até aos dias de hoje, com a sua magnificência e fertilidade para a continuidade e preservação da Mata Nacional de Leiria" .

"As suas sementes viajam pelo vento, regeneram os talhões envolventes e enriquecem o banco de sementes existente no solo, constituindo o repositório de um património biológico e genético único e com possível interesse para a ciência", prossegue o Centro PINUS, que considera que esta árvore notável, símbolo de  "esperança, resiliência e renascimento do Pinhal de Leiria", quando o incêndio de 2017 é uma memória ainda recente para milhares de portugueses.

Como associação que promove a importância ambiental, económica e social da fileira do pinho, o Centro PINUS relembra com esta candidatura "o papel que o pinheiro-bravo tem em Portugal, nomeadamente na conservação do solo, no ciclo da água, mas também como sumidouro de carbono, repositório de biodiversidade e no abastecimento de matérias-primas naturais e renováveis presentes em muitas áreas de produção e em muitos produtos do nosso quotidiano".