Sociedade
Há um leiriense que ajuda a eleger os Nobel da Física e da Química
Especialista em Fonética, Francisco Lacerda é catedrático da Universidade de Estocolmo.
A infância e juventude de Francisco Lacerda foram passadas entre os estudos no antigo Liceu de Leiria e as brincadeiras no Largo da Infantaria 7, onde nasceu em 1952. Viria a formar-se em Engenharia Electrotécnica (ramo de Telecomunicações e Electrónica) no Instituto Superior Técnico, acabando por rumar à Suécia, onde está radicado há quase 40 anos.
Especialista em Fonética, é professor catedrático na Universidade de Estocolmo, onde chefia o Departamento de Linguística e integra a Royal Swedish Academy of Sciences ( Real Academia Sueca das Ciências), que ajuda a eleger os prémios Nobel da Física e da Química.
Mas recuemos até ao revolucionário ano de 1974, quando Francisco Lacerda se formou em Engenharia Electrotécnica. Estava, então, “muito longe” de imaginar que o seu futuro seria passado entre espectrogramas e vibradores acústicos a tentar perceber o que se passa no cérebro quando falamos.
“Não fazia ideia nenhuma do que era a Fonética”, recorda ao JORNAL DE LEIRIA, numa passagem pela cidade que o viu nasceu, onde vem com alguma regularidade para visitar a mãe. Um “acaso” levou-o, primeiro ao Centro de Linguística da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e depois, em 1979, ao Departamento de Linguística da Universidade de Estocolmo.
E, quase instantaneamente, deixou-se seduzir, quer pela área de investigação e pelo ambiente universitário quer pela capital sueca. “O clima de trabalho era muito inspirador e a equipa tinha uma energia contagiante. Havia também uma relação de muita proximidade com os professores, muito diferente do que acontecia em Portugal”, conta.
Além disso, sentiu em Estocolmo “um clima social e uma organização” muito a seu “gosto” e “uma fantástica explosão da natureza”. Foi, reconhece Francisco Lacerda, “uma revelação” que lhe daria “a volta à cabeça” e ao seu percurso prof
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.