Desporto

Há um surfista que liga a onda gigante da Nazaré ao título do Liverpool

30 jun 2020 12:01

No estágio de pré-época, o alemão Sebastian Steudtner falou aos jogadores do Liverpool sobre a experiência de big rider, que inclui vários invernos a surfar na Praia do Norte

ha-um-surfista-que-liga-a-onda-gigante-da-nazare-ao-titulo-do-liverpool
Sebastian Steudtner a surfar na Praia do Norte em 2018
DR

Trinta anos depois, o Liverpool é campeão inglês. O tão desejado troféu regressa a Anfield Road, graças a uma extraordinária campanha: 28 vitórias em 31 jogos (e sete jornadas por disputar). Sabe-se agora que há uma ligação entre o título e a onda gigante da Nazaré, de acordo com o artigo “Como um encontro com um surfista ajudou o Liverpool a manter a calma sob pressão”, publicado no site oficial do clube. O surfista é Sebastian Steudtner, duas vezes vencedor do prémio WSL Big Wave e presença obrigatória nos invernos da Praia do Norte desde 2013.

Em Agosto, no estágio de pré-época, Sebastian reuniu-se com os jogadores do Liverpool em França, para lhes falar da experiência de big rider mundialmente reconhecido, a convite do treinador e compatriota Jürgen Klopp.

Steudtner, que está representado na Surfer Wall do Forte de São Miguel Arcanjo, no Sítio da Nazaré, pediu-lhes para aguentarem a respiração debaixo de água, na piscina do hotel onde estavam concentrados.

Cinco meses depois, em Janeiro, Jürgen Klopp disse aos jornalistas, depois de vencer o West Ham United e afirmar uma vantagem de 19 pontos para o segundo classificado, que a melhor maneira de lidar com a exigência da Premier League é “não respirar e sair após 38 jogos e ver o que aconteceu”.

Em França, em resposta ao desafio de Sebastian Steudtner, os atletas mantiveram-se submersos entre 10 e 90 segundos, na primeira tentativa.

Mas, meia-hora mais tarde, Mohamed Salah e Dejan Lovren já competiam pela melhor marca com ambos perto dos quatro minutos.

Quanto mais jogos se ganham, acho que não se torna mais fácil, torna-se mais difícil. De repente, perder torna-se algo realmente mau, apesar de ainda se estar à frente”, diz o surfista alemão, citado no site do Liverpool.

Deve haver muita pressão acumulada, se se deixar, mas [não] se se estiver 100 por cento focado na tarefa. É o mesmo debaixo de água”.

Sebastian Steudtner falou também aos jogadores do Liverpool de como os desafios podem ser superados, mesmo quando parecem impossíveis ou difíceis – o que é o caso, por exemplo, da onda gigante na Praia do Norte, que já valeu ao alemão várias nomeações nos XXL Big Wave Awards.

Como esta:

O artigo lembra a capacidade da equipa do Liverpool para competir sob pressão e chegar ao sucesso, com 14 vitórias pela margem mínima e três triunfos obtidos com reviravolta no marcador depois de estar a perder.

Leia tudo no site liverpoolfc.com.