Sociedade

Hipertensão arterial 'ataca' de forma silenciosa jovens

29 mai 2016 00:00

As doenças renais são a causa mais frequente, seguidas das doenças cardíacas e endocrinológicas.

hipertensao-arterial-ataca-de-forma-silenciosa-jovens-4205

Ainda não há números nacionais sobre a percentagem de crianças e jovens que sofre de hipertensão arterial em idade pediátrica, mas a Sociedade Portuguesa de Pediatria criou, em 2014, um grupo de trabalho que está a preparar um estudo nacional para avaliar a prevalência da hipertensão na população portuguesa entre os 3 e os 18 anos.

A coordenadora do estudo, Carla Simão, alerta ao JORNAL DE LEIRIA para a forma “silenciosa” como a doença ataca os mais novos. Segundo a especialista, na idade pediátrica “as causas secundárias de hipertensão arterial são mais frequentes que no adulto”. Esta médica adianta que “neste grupo, as doenças renais são a causa mais frequente, seguidas das doenças cardíacas e endocrinológicas”. Já no adolescente, uma hipertensão pode ser resultado de “comportamentos de risco”, como o tabagismo, álcool ou drogas.

No entanto, esta patologia na criança pode também ter uma causa genética. “Por isso se diz que a hipertensão arterial é uma doença da família”, sublinha Carla Simão, acrescentando que na idade pediátrica esta é uma “doença silenciosa numa grande percentagem dos casos”. A prevenção pode ser efectuada através da medição da pressão arterial e “do controlo de factores de risco modificáveis”, tais como “controlo do peso, combate ao sedentarismo, evitar o consumo excessivo de sal, promover um padrão de sono regular e evitar comportamentos de risco”, explica Carla Simão.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.