Viver
Históricos do jazz encerram festival na Marinha Grande
Concertos de Mário Barreiros, Noa e Rão Kyao este fim-de-semana
O Festival Jazz da Marinha Grande continua a beneficiar da direcção artística de César Cardoso, que deixa para o último fim-de-semana dois concertos com nomes consagrados.
Já esta sexta-feira, 17 de Novembro, o baterista Mário Barreiros – suportado por Ricardo Toscano (saxofone alto), Abe Rábade (piano) e Carlos Barretto (contrabaixo) – leva à cidade do vidro a sonoridade do álbum Dois Quartetos Sobre o Mar, de 2022.
Anteriormente anunciado para o Teatro Stephens, o concerto, com início às 21:30 horas, acontece no Auditório José Vareda, no Sport Operário Marinhense.
Mário Barreiros é considerado um dos melhores bateristas jazz nacionais e o álbum Dois Quartetos sobre o Mar tem vindo a ser destacado pela crítica especializada e pelo público.
No sábado, 18, no Teatro Stephens, também às 21:30 horas, o trio Noa, de Nuno Costa (guitarra), Óscar Graça (piano e teclados) e André Sousa Machado (bateria) convoca Rão Kyao (flautas) para a interpretação ao vivo do disco Concavexo, lançado no ano passado.
A estreia do colectivo Noa deu-se em 2012 e o grupo incorpora uma estética de fusão, muito flexível, que nasce do jazz e passeia pelo rock, pela pop e pela canção portuguesa.
No total, quatro datas, dois fins-de-semana, quatro concertos. O nono Festival Jazz da Marinha Grande com música de Quang Ny Lys, Pedro Nobre Quinteto, Mário Barreiros Quarteto e Noa com Rão Kyao.