Viver

Hoje há Valizomens, Drácula no Castelo de Leiria e uma noite de terror no museu

31 out 2022 09:38

Propostas em Leiria (e não só) para experienciar as horas mais negras do ano

hoje-ha-valizomens-dracula-no-castelo-de-leiria-e-uma-noite-de-terror-no-museu
The Witches' Ride' (1870) por William Holbrook Beard
Domínio Público via Wikimedia Commons

Esta segunda-feira, 31 de Outubro, são várias as iniciativas que assinalam o Dia das Bruxas (ou Halloween). Três sugestões em Leiria e Batalha:

1. Histórias de Bruxas e Valizomens
Na Torre, aldeia do concelho da Batalha, inicia-se às 21:30 horas, no Largo da Lagoa, uma caminhada nocturna que inclui Histórias de Bruxas e de Valizomens Contadas por Quem Nunca os Viu, com a participação de Pedro Oliveira, actor e encenador do Nariz Teatro, e de habitantes locais, com quem o grupo se vai cruzar, nas ruas estreitas da povoação. Depois da caminhada, há Chá das Bruxas no Pátio do Manuel Pojeiro. A organização é do projecto Aldeia Pintada.

2. Noite de Terror no Museu
No m|i|mo – museu da imagem em movimento, em Leiria, começa às 21 horas uma sessão de cinema com as melhores curtas de terror do Motel X – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa. A acção, integrada no ciclo de extensões de festivais de cinema que acontece mensalmente no museu, reúne oito curtas: Guts (EUA, 2021, de Chris McInroy), Vara (Portugal, 2022, de Inês Albuquerque), Buzzkill (EUA, 2022, de Peter Ahern), Reverso (Portugal, 2022, de André Szankowski), Face Not Recognized, Try Again (Espanha, 2021, de Also Sisters), Cemitério Vermelho (Portugal, Noruega, 2022, de Francisco Lacerda), Cruise (Canadá, 2021, de Sam Rudykoff) e Vórtice (Portugal, 2022, de Guilherme Branquinho).

3. Drácula no Castelo de Leiria
A companhia Vortice apresenta o espectáculo de dança e videografia Drácula no Castelo de Leiria. Em noite de Halloween, o colectivo de Fátima guiará o público através de diferentes espaços do Castelo de Leiria, com a sonoplastia a contribuir para “um ambiente de terror”, explicam Cláudia Martins e Rafael Carriço, os directores artísticos. Inspirado no conto de Bram Stoker, o Drácula da Vortice Dance Company inclui canções de Lou Reed e uma pitada de humor – há até um chef vampiro a cozinhar arroz de cabidela.