Viver

Hoje, no Shortcutz Leiria, há curtas à volta do tema da Saúde Mental

8 out 2020 18:06

Sessão de cinema começa às 22 horas

Hoje, dia 8 de Outubro, pelas 22 horas, no Atlas Hostel, em Leiria, acontece a Sessão #012 do Shortcutz Leiria, sob o tema da Saúde Mental, cujo dia mundial se celebra no sábado, dia 10. 

Em competição, estarão os filmes No Limiar do Pensamento, de António Sequeira, e Memoriam, de Andreia Pereira e Rita Manso. 

A encerrar a sessão, passará o filme Muletas, de Luís Campos. "Tânia regressa pela primeira vez a casa após dois anos, internada numa clínica psiquiátrica, para o jantar de Natal em família. Estará esta família pronta para a vinda de Tânia?"

António Sequeira, 25 anos, é um realizador graduado pela London Film School, onde recebeu uma bolsa do British Film Institute.

Em 2018, ganhou um prémio de financiamento para filmar uma curta de promoção de saúde mental positiva, intitulada “No Limiar do Pensamento”,com a qual ganhou o Grande Prémio Nacional do “FEST”, entre outros, e foi seleccionado pela revista Britânica “Close-up Culture” como uma das melhores curtas de 2019.

Antes de acabar o seu filme de graduação, foi-lhe oferecido uma oportunidade para realizar uma mini-série, como parte do RTP Lab, intitulada “Instaverso”.

Actualmente, está a desenvolver uma longa-metragem que contará com a actriz Rita Blanco e cujo guião passou à fase final do Laboratório de Desenvolvimento de Sundance.

Trailer No Limiar do Pensamento

Dinis é um jovem que quer ir estudar para a universidade, mas foi recentemente diagnosticado com esquizofrenia. A sua mãe quer que ele tenha uma vida normal, mas. ao mesmo tempo, não consegue deixar de o proteger. Será que consegue fazer as duas coisas?

Prémios No Limiar do Pensamento

Melhores Prémios/Seleções: Vencedor do Grand Prémio Nacional do “FEST” Vencedor de Melhor Cinematografia no “Festival Internacional de Cinema de Macau” Vencedor do Prémio Jovem no “ONE Country ONE Film” Festival” Nomeado para Melhor Curta Internacional no Academy-Award Qualifying “Short Shorts Film Festival”; Nomeado para Melhor Curta e Melhor Filme de Estudante no "Osnabruck Independent Filmfest", Nomeado para Melhor “Talento Emergente” e Melhor Filme de Estudante no BAFTA-Qualifying "Norwich Film Festival", Nomeado para Melhor Direção, Melhor Filme e Melhor Impacto Social no "Watersprite Cambridge Film Festival"; entre outros. Selecionado para o Academy-Award Qualifying “Palm Springs International Shortfest Film Market”; “Clermont-Ferrand International Short Film Market” e “Bengaluru International Short Film Festival”

Memoriam

O filme de Andreia Pereira e Rita Manso conta a história de uma mulher de 65 anos, que sofre de demência.

Isolada do mundo exterior, vive confinada às quatro paredes da sua casa.

Enquanto folheia um álbum fotográfico, na sua divagação, confronta-se com a realidade da sua condição, vendo a sua individualidade, construída ao longo dos anos, distorcida diante dos seus olhos.


Trailer Memoriam

Selecções + Prémios
Caminhos Film Festival Festival Mental - Mental Health Arts and Film Festival 2019 FEST - New Directors/New Films Festival Selecção Fantasporto 2019 - Prémio Cinema Português (Melhor Escola de Cinema) 1o classificado PRÉMIOS SOPHIA ESTUDANTE 2018 (categoria experimental) da Academia Portuguesa de Cinema Prémio Ficção no Family Film Project 2018

Andreia Pereira é produtora multimédia, e em como uma das suas grandes paixões o mundo dos Efeitos Visuais. A integração de imagem real com imagem gerada que, em conjunto, criam novas histórias e realidades. Fascinada pela mente humana, adora comunicação, conhecer novas pessoas e culturas que possam enriquecer a sua arte.

Rita Manso é natural do Porto, cidade onde reside. Licenciada em Arqueologia pela Faculdade de Letras e Multimédia na Escola Superior de Media, Artes e Design, frequentou também o curso profissional de fotografia no Instituto Português de Fotografia e o curso de design na FLAG. Através da experimentação, tenta obter o máximo das técnicas que conhece e domina, para criar conceitos de comunicação nos trabalhos que dão corpo às suas obras.