Sociedade

Homem detido por agredir, ameaçar e injuriar polícias na Nazaré

10 jul 2024 12:13

PSP deteve individuo de 28 anos em flagrante

homem-detido-por-agredir-ameacar-e-injuriar-policias-na-nazare
Incidente aconteceu na madrugada de domingo
Ricardo Graça/Arquivo

A esquadra da PSP da Nazaré deteve em flagrante um homem com 28 anos de idade, por resistência e coação sob funcionário, porque agrediu, ameaçou e injuriou vários agentes policiais, informa o Comando Distrital de Leiria da Polícia de Segurança Pública.

No passado domingo, pelas 3 horas, uma equipa policial da esquadra da Nazaré ordenou a paragem de um veículo. No entanto, o condutor da viatura arrancou, "colocando-se em fuga enquanto lhe era dada ordem de paragem pelos sinais luminosos/sirenes e equipamento de som/megafone da viatura policial, nunca acatando tais ordens até à sua intercepção", relata a PSP.

"Aquando da abordagem aos ocupantes da viatura foi detectada uma senhora grávida, tendo o condutor começado de imediato com comportamentos desadequados e a proferir injúrias e ameaças de morte contra os polícias envolvidos de forma contínua, recusando ainda realizar qualquer teste de alcoolemia", prossegue a PSP em nota de imprensa.

"Com alguma dificuldade foi transportado para as instalações policiais. Já detido, manteve a sua conduta desafiadora e de resistência activa perante os polícias. Na esquadra da Nazaré, enquanto se mantinha e concretizava formalmente a detenção, o visado, completamente alterado, continuou a injuriar, a cuspir e a ameaçar de morte os polícias, tendo conseguido ainda concretizar agressões, inclusivamente atentando contra a sua própria integridade física ao lançar-se contra as paredes", descreve a mesma fonte.

"Perante este cenário foi solicitado reforço policial. Mais tarde, veio a apurar-se que o cidadão em questão apresentava uma TAS de 1,90g/l. Face ao exposto, atendendo ao concurso de crimes praticados e à manifestação inequívoca de recusa em comparecer perante a autoridade judiciária em data e hora determinadas, o cidadão recolheu aos quartos de detenção, mantendo-se detido até à manhã de hoje".

"Presente à autoridade judiciária, com reforço da segurança no local, o mesmo saiu em liberdade, com julgamento marcado para o próximo dia 15 de Julho", informa ainda a PSP.