Sociedade

Homenageado emigrante de Pombal que tentou parar ataque em França e foi ferido

1 ago 2023 14:29

Celebrado Dia da Diáspora, no âmbito das Festas do Bodo

homenageado-emigrante-de-pombal-que-tentou-parar-ataque-em-franca-e-foi-ferido
Manuel da Ponte ficou bastante ferido após ter sido esfaqueado pelo agressor e depois baleado pela polícia francesa
DR

Manuel da Ponte, o emigrante natural da freguesia de Vermoil que ficou ferido ao tentar parar um ataque a pessoas que estavam num parque infantil, em Annecy, França, no dia 8 de Junho, será alvo de um reconhecimento público, no Dia da Diáspora, no âmbito das Festas do Bodo, em Pombal.

Esta acção, marcada para hoje, dia 1 de Agosto, às 17 horas, revela a autarquia, pretende homenagear a comunidade emigrante e os exemplos de vida e verdadeiros embaixadores de Pombal e de Portugal.

Manuel da Ponte, um reformado de 72 anos, distinguido agora pelo seu "acto de coragem e de bravura", é natural da localidade de Casal da Ordem, e emigrou há quase seis décadas para França.

No dia 8 de Juno, tentou impedir que um homem fugisse da polícia após ferir à facada várias pessoas e ameaçasse um grupo com quatro crianças pequenas.

Manuel da Ponte acabaria por ser esfaqueado pelo agressor e baleado pela polícia francesa, que alegou ter sido por engano.

"Estamos perante uma acção, realmente, inspiradora e corajosa. Um acto heroico que Manuel da Ponte, sem hesitar, arriscou a sua vida, protegendo os outros, mesmo diante do perigo. A bravura deste bravo pombalense, tentando impedir a fuga do atacante, fez a diferença entre salvar vidas e evitar mais danos. São estes actos heroicos que merecem ser reconhecidos e valorizados", refere um comunicado da autarquia.