Sociedade

Emigrante português ferido no ataque em Annecy, França, é natural de Pombal

10 jun 2023 08:45

Manuel da Ponte terá ido ter com a mulher por alguns dias quando tentou impedir o ataque num parque infantil

emigrante-portugues-ferido-no-ataque-em-annecy-franca-e-natural-de-pombal
Manuel da Ponte divide o seu tempo entre Vermoil e Annecy
Fotografia: Facebook de Manuel da Ponte

O emigrante português ferido no ataque em Annecy, França, chama-se Manuel da Ponte e é natural de Vermoil, no concelho Pombal.

A notícia é avançada pelo Correio da Manhã.

Com 72 anos, reformado e a morar no centro desta cidade muito procurada pela classe média-alta, foi uma das seis vítimas do ataque de quinta-feira, em Le Pâquier, um parque situado numa das margens do lago Annecy, onde passeava na companhia da mulher.

Entre os feridos, além de Manuel da Ponte, há quatro crianças entre os 22 meses e os 3 anos.

Manuel da Ponte terá sido esfaqueado duas vezes no pescoço pelo atacante, encontrando-se “fora de perigo”.

O português tentou impedi-lo de atacar as crianças e adultos que se encontravam no parque infantil.

Infelizmente, apesar dos seus esforços, foi baleado acidentalmente pela polícia francesa, quando se afastava do homem que acabou por desistir das agressões, após um jovem de 24 anos ter usado a sua mochila para o parar.

O Governo português emitiu agradecimento a Manuel destacando a sua “coragem e bravura”.

"Ainda na sexta-feira passada esteve na Junta de Freguesia a tratar de assuntos", conta o presidente da Junta de Vermoil.

Daniel Ferreira explica que Manuel da Ponte, a viver na localidade de Casal da Ordem, reparte o seu tempo entre a freguesia e França e, desta vez, terá regressado para passar alguns dias com a esposa. "Teve a sorte ou azar de estar no lugar errado. Ele é uma pessoal normal, tranquila, pacata e cordata no trato", recorda o autarca.

Quanto a uma eventual homenagem ou louvor, Daniel Ferreira diz que, primeiro, terá de falar com a Câmara de Pombal, pois entende que uma distinção para este herói deveria ter um selo municipal.

"Mas é ainda muito cedo para se estar a falar dessas coisas. Imagino que ele ainda terá de recuperar e, quando regressar, será foco de muita atenção a nível nacional", afirma o presidente da Junta de Freguesia.