Sociedade
Homenagem este domingo ao actor, professor e escritor Fernando José Rodrigues
A iniciativa acontece no âmbito da Rota d'O Crime do Padre Amaro, em Leiria

O roteiro literário A Rota d'O Crime do Padre Amaro, agendado para este domingo, 29 de Setembro, vai incluir uma homenagem ao actor, dramaturgo, professor, escritor e tradutor Fernando José Rodrigues, que faleceu no início do mês.
O ponto de encontro, às 11 horas, é na Praça Rodrigues Lobo.
Nos últimos anos, na Rota d'O Crime do Padre Amaro, em que Fernando José Rodrigues era responsável pela direcção de actores e interpretava Eça de Queirós, o colectivo O Gato – Palavras de Sobra apresentou um percurso dramatizado a partir do romance do século XIX e com referências ao período em que Eça foi administrador do concelho de Leiria.
Amanhã, está previsto que pessoas amigas e da família assegurem as várias intervenções que Fernando José Rodrigues protagonizava ao longo do roteiro.
Nascido em Coimbra em 1956, Fernando José Rodrigues cresceu em Castanheira de Pera e vivia há vários anos em Leiria, cidade onde manteve uma actividade intensa ligada ao associativismo e à cultura, inclusive como fundador do colectivo O Gato – Palavras de Sobra.
Foi leitor nas Universidades de Portsmouth (Reino Unido) e Estocolmo (Suécia), país onde foi convidado a traduzir para inglês, o discurso que José Saramago leria, em 1998, na academia sueca, na cerimónia de entrega do Prémio Nobel da Literatura.
Publicou Achtung London – Invasão e, anteriormente, os romances D. Sebastião Chega Sempre a Horas (1999), Novas do Achamento do Inferno (2001), Gestos Esquecidos (2006, Prémio Literário Almeida Firmino), O Beijo de Humphrey Bogart (2014) e Manual das Feiticeiras (2019, Prémio Literário Afonso Lopes Vieira).