Sociedade

Hospital da Misericórdia desmantelado para dar lugar a cuidados continuados

10 mai 2024 08:00

Hospital D. Manuel de Aguiar deixou de ter actividade na área da saúde no final de Abril e irá entrar em obras ainda este mês. Estão previstas mais 42 camas para cuidados continuados e 20 para paliativos

hospital-da-misericordia-desmantelado-para-dar-lugar-a-cuidados-continuados
Edifício ficará integralmente dedicado a cuidados continuados e paliativos
Ricardo Graça
Maria Anabela Silva

O Hospital D. Manuel de Aguiar (HMDA), em Leiria, já não tem actividade assistencial relacionada com a saúde. Ainda este mês, o edifício deverá entrar em obras, com o objectivo de o transformar em unidade de cuidados continuados e paliativos, no âmbito de uma parceria que envolve a Santa Casa da Misericórdia de Leiria (SCML), proprietária do edifício, a Global Health Company (que detém a marca Sanfil Medicina) e o grupo espanhol Hestia Alliance.

Em declarações ao JORNAL DE LEIRIA, Carlos Poço, provedor da SCML, confirma que o hospital deixou de ter “respostas na área da saúde a 30 de Abril”, com o edifício a manter apenas a Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI), que funciona no piso 2. Segundo o provedor, este mês irão iniciar-se as obras de requalificação dos pisos zero e um, prevendo- se que fiquem concluídas “até ao final do ano” e que “a actividade de cuidados continuados e paliativos comece no início de 2025”. Depois disso, “será feita a renovação do piso 2”.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ