Hospital de Leiria apela à procura da urgência só em casos verdadeiramente urgentes
Saúde
Hospital de Leiria apela à procura da urgência só em casos verdadeiramente urgentes
24 dez 2025 09:00
Serviços tendem a estar mais congestionados nesta altura do ano
.
Ricardo Graça
Redacção
redaccao@jornaldeleiria.pt
A Unidade Local de Saúde da Região de Leiria (ULSRL), que integra o hospital de Leiria, apela à responsabilidade de todos para que recorram ao serviço de urgência apenas quando existem situações verdadeiramente urgentes.
Numa nota, a ULSRL adianta que "para que o Natal e a Passagem de Ano possam ser vividos de forma plena e feliz, é fundamental adoptar comportamentos preventivos, moderar excessos, respeitar regras de segurança" e para situações de doença aguda não emergente "existem respostas de saúde adequadas e pensadas para esse efeito, como os Serviços de Atendimento Complementar (SAC)".
Estes serviços permitem uma "assistência segura, eficaz e mais ajustada a esse tipo de necessidade, contribuindo para um melhor funcionamento de todo o sistema de saúde", reforça a unidade de saúde.
Sublinhando que esta época é "um tempo de reencontros, proximidade e partilha", a ULSRL afirma que o serviço de urgência partilha desse desejo e "mantém, como sempre, o seu compromisso de cuidar de quem mais precisa, em todos os momentos".
No entanto, "estas épocas festivas estão tradicionalmente associadas a um aumento muito significativo da afluência aos serviços de urgência, o que pode tornar a resposta mais exigente e dificultar o atendimento rápido às situações verdadeiramente urgentes e potencialmente graves".
A ULSRL adverte que quando o serviço é procurado por situações que não requerem cuidados emergentes, as pessoas que realmente necessitam de assistência imediata podem ser prejudicadas.
"Cuidar de si é também cuidar dos outros. A utilização adequada dos serviços de saúde ajuda-nos a garantir que ninguém fica sem resposta quando ela é verdadeiramente necessária", destaca o comunicado.