Covid-19

Hospital de Leiria cria Área Dedicada à infecção respiratória nos serviços de Urgência

3 nov 2020 11:34

Garantir uma resposta ao expectável agravamento da afluência aos serviços hospitalares é o objectivo desta medida

hospital-de-leiria-cria-area-dedicada-a-infeccao-respiratoria-nos-servicos-de-urgencia
Hospital de Leiria vai criar uma nova área para doentes respiratórios
Ricardo Graça

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) vai criar uma Área Dedicada a Doentes com suspeita de Infecção Respiratória nos Serviços de Urgência (ADR-SU), no Hospital de Santo André (HSA), de forma a garantir uma resposta adequada ao expectável agravamento da afluência devido ao crescimento epidémico da Covid-19 e o aumento previsível da incidência de outras infecções respiratórias agudas.

Para dedicar um espaço a este serviço vão ser realizadas obras de construção numa parte da área que está actualmente afecta ao Serviço de Medicina Física e Reabilitação.

O ADR-SU contará com uma sala de emergência, uma área de recepção e espera, um gabinete de triagem, três gabinetes médicos, uma sala de tratamento, uma sala de observação com sete cadeirões e dez macas, uma enfermaria com capacidade para alocar 20 camas, três quartos de isolamento e uma sala de raio-x portátil.

A nova ADR-SU e a nova área de internamento Covid-19 terão acesso externo próprio, o que permite a separação dos circuitos dos doentes com suspeita de infecção respiratória aguda face aos restantes.

"Esta deliberação do Conselho de Administração (CA) é mais uma medida de prevenção e controlo de infecção, que permite responder ao actual contexto de evolução epidemiológica regional e local, com uma dimensão adequada às necessidades actuais", afirma Licínio de Carvalho, presidente do CA do CHL, citado numa nota de imprensa.

Outra das medidas já implementadas pelo Conselho de Administração foi a constituição da equipa denominada Task Force – DR (Doença Respiratória), para criação e implementação de procedimentos de segurança actualizados para a correcta actuação nos casos suspeitos de quadro respiratório agudo de provável infecção pela Covid-19.

Esta equipa reúne diariamente, monitoriza e avalia as situações, e apoia os profissionais na prevenção e prestação de cuidados específicos em doentes Covid-19.

Hospital de Santo André com 27 infectados

Quinze profissionais de saúde e 12 utentes do Serviço de Medicina II do Hospital de Santo André, em Leiria, estão infectados com o novo coronavírus, confirmou à Lusa fonte da instituição.

“Há um surto no Serviço de Medicina II do hospital e 15 profissionais de saúde e 12 utentes estão infectados”, afirmou a fonte.

Segundo a mesma fonte, “a origem do surto e a cadeia de transmissão são desconhecidas, mas estão a ser averiguadas”.

O presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), de que faz parte o Hospital de Santo André, adiantou que “o surto foi sinalizado na noite de quinta para sexta” e “está controlado”.

“Foi feita avaliação do risco e tomadas todas as medidas adequadas, para salvaguardar a saúde dos profissionais e dos doentes”, declarou Licínio de Carvalho, referindo que os profissionais de saúde infetados são “seis assistentes operacionais, oito enfermeiros e um médico”.

“Estamos articulados com a Saúde Pública e a cumprir os protocolos definidos”, acrescentou Licínio de Carvalho.

O Centro Hospitalar de Leiria, que integra também os hospitais de Pombal e Alcobaça, anunciou a suspensão da entrada de acompanhantes, visitas e cuidadores até dia 14, justificando a decisão com o contexto da pandemia de Covid-19.

Numa nota, o CHL explica que a "‘task force’ covid-19” da instituição “actualizou o seu plano de contingência, nomeadamente o procedimento de acesso às instalações” por não profissionais, tendo o conselho de administração deliberado a suspensão da entrada de acompanhantes, cuidadores e visitas até 14 de novembro nos “serviços de internamento e em áreas dedicadas covid-19.

O CA determinou como excepção “a entrada de um acompanhante, no horário em vigor (24/24h)”, no Serviço de Pediatria, no Hospital de Santo André.

“Este acompanhante deve realizar teste SARS-CoV-2 e permanecer durante todo o período de internamento no CHL”, refere a nota, adiantando que na Urgência de Pediatria é, igualmente, autorizada apenas a entrada de um acompanhante.

Já na Unidade de Cuidados Especiais Neonatais e Pediátricos, também no Hospital de Leiria, “é também permitida a visita do pai durante o horário em vigor para a Torre Poente (19:00 às 20:00, às terças e quintas-feiras)”.

Outra excepção é no Serviço de Urgência Ginecológica/Obstétrica, onde “é permitida a entrada de um acompanhante se a equipa clínica assim o entender, para o acompanhamento à grávida, sem possibilidade de troca”.

“Estão também suspensas todas as actividades com entidades externas ao CHL, assim como estágios, previstos iniciar a partir de 2 de Novembro”, adianta o Centro Hospitalar.

Ainda suspensa está a participação dos profissionais de saúde em cursos, seminários, encontros, jornadas ou ações de formação no estrangeiro, cerimónias religiosas nas capelas do CHL, consultas de preparação para o parto e o circuito de visita guiada pré-natal.