Saúde

Hospital de Leiria salta do 18.º para o 5.º lugar na eficiência

25 mar 2021 18:10

Estudo da Coimbra Business School

hospital-de-leiria-salta-do-18o-para-o-5o-lugar-na-eficiencia
O Hospital de Santo André é uma das três unidades que integram o Centro Hospitalar de Leiria
Ricardo Graça/Arquivo

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) foi uma das unidades mais eficientes nos primeiros meses de combate à pandemia da Covid-19, segundo as conclusões de um estudo da Coimbra Business School (CBS), a que o JORNAL DE LEIRIA teve acesso, e que revela que o CHL passou do 18.º posto em 2019 para o quinto lugar em 2020.

A unidade da região, que integra os hospitais de Santo André, em Leiria, distrital de Pombal e Bernardino Lopes de Oliveira, em Alcobaça, ficou à frente, entre outros, do Centro Hospitalar de Lisboa Norte, onde se inclui o Hospital de Santa Maria, que desceu da 9.ª posição em 2019 para a 28.ª em 2020.

A investigação avaliou o impacto da pandemia da Covid-19 na eficiência de 37 hospitais EPE (entidade pública empresarial), entre Janeiro de 2019 e Novembro 2020, recorrendo aos dados disponibilizados pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Carla Henriques e Maria do Castelo Gouveia, professoras na CBS e autoras da investigação, basearam-se no número de médicos, enfermeiros e pessoal operacional em cada unidade de saúde, no número de camas, consultas externas, altas e urgências para identificar os factores que levaram à evolução dos níveis de eficiência

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ