Viver

Ice Merchants, O Último Banho e um concerto especial no derradeiro fôlego da Bienal de Cinema de Leiria

1 nov 2023 12:50

João Gonzalez e David Bonneville vão conversar com o público em Leiria. Surma encerra a primeira edição da Bienal de Cinema

ice-merchants-o-ultimo-banho-e-um-concerto-especial-no-derradeiro-folego-da-bienal-de-cinema-de-leiria
O primeiro filme português candidato aos Óscares será exibido no m|i|mo
DR

Uma retrospectiva da obra de João Gonzalez, seguida de conversa com o realizador, autor de Ice Merchants, primeiro filme português nomeado aos Óscares, acontece esta quinta-feira, 2 de Novembro, na recta final da Bienal de Cinema de Leiria, que se prolonga até ao próximo domingo.

A sessão está agendada para as 22 horas e contempla a exibição das curtas Ice Merchants, Nestor e The Voyager.

Quase inevitavelmente, João Gonzalez é “o grande destaque” da primeira edição da Bienal de Cinema de Leiria, considera Bruno Carnide, um dos responsáveis pela organização do certame, que decorre no m|i|mo – museu da imagem em movimento até 5 de Novembro.

Até ao último dia, está patente a Exposição de Cartazes de Filmes Antigos.

Outro destaque da programação é a presença de realizadores que vão orientar cursos intensivos em Leiria: Gonçalo Almeida fê-lo no início da semana e David Bonneville vai dirigir duas masterclasses (já esgotadas) no sábado e no domingo: “Filmar: Encontros Imediatos com o Cinema” e “Realizar: Processo Criativo na Produção de Cinema”.

“Para além de nos virem apresentar as suas longas metragens, também vão estar presentes com formação”, salienta Bruno Carnide.

Considerado o melhor filme português de 2022 pela Academia Portuguesa de Cinema, O Último Banho, de David Bonneville, é mostrado na sexta-feira.

Hoje, às 21 horas, decorre a ante-estreia do episódio Cinemax (RTP) gravado no m|i|mo, e antes, pelas 18 horas, é apresentado o livro O Olhar do Guionista, de Nélia Cruz, com a participação da autora.

Na noite de sábado, há sessão Porto Femme - Woman on the Roof - e conversa com a programadora Rita Capucho.

A primeira edição da Bienal encerra no domingo, com um concerto especial, em que o alinhamento se inspira na relação da música com o cinema, a ser protagonizado por Surma, artista natural de Leiria.