Viver

João Gonzalez, David Bonneville, Surma e uma noite de terror na Bienal de Cinema de Leiria

12 set 2023 18:57

Já se encontra disponível boa parte do programa da Bienal de Cinema de Leiria, que vai ter entrada gratuita em todas as sessões

joao-gonzalez-david-bonneville-surma-e-uma-noite-de-terror-na-bienal-de-cinema-de-leiria
“O Último Banho”, de David Bonneville, um dos realizadores convidados
DR

De dois em dois anos, uma festa em homenagem à longa-metragem, que oferece, ao mesmo tempo, uma componente formativa na área da sétima arte. São os objectivos da Bienal de Cinema de Leiria. A primeira edição decorre no museu da imagem em movimento (m|i|mo) de 27 de Outubro a 5 de Novembro de 2023. E com entrada gratuita em todas as sessões.

No site da associação Leiria Film Fest já se encontra disponível boa parte do programa.

A Bienal abre com a exibição do filme de terror Faz-me companhia e conversa com o realizador Gonçalo Almeida, que também vai orientar um curso de curta-metragem.

Da agenda constam também os filmes Ice Merchants, Nestor e The Voyager (todos de João Gonzalez), O que podem as palavras (de Luísa Sequeira) e O Último Banho (de David Bonneville), que incluem conversa com os realizadores.

Ice Merchants esteve nomeado aos Óscares e O Último Banho foi considerado o melhor filme português de 2022.

Durante a Bienal será inaugurada a projecção das obras vencedoras da segunda edição do MIMO Video Art e no último dia está previsto um concerto de Surma com música para cinema.

O programa inclui também uma “Noite de Terror” em parceria com o MOTELX – Festival de Cinema de Terror, o filme do Porto Femme Woman on the Roof e conversa com a programadora Rita Capucho, uma exposição de cartazes de filmes antigos e duas masterclasses orientadas por David Bonneville.