Viver
João Gonzalez, David Bonneville, Surma e uma noite de terror na Bienal de Cinema de Leiria
Já se encontra disponível boa parte do programa da Bienal de Cinema de Leiria, que vai ter entrada gratuita em todas as sessões
De dois em dois anos, uma festa em homenagem à longa-metragem, que oferece, ao mesmo tempo, uma componente formativa na área da sétima arte. São os objectivos da Bienal de Cinema de Leiria. A primeira edição decorre no museu da imagem em movimento (m|i|mo) de 27 de Outubro a 5 de Novembro de 2023. E com entrada gratuita em todas as sessões.
No site da associação Leiria Film Fest já se encontra disponível boa parte do programa.
A Bienal abre com a exibição do filme de terror Faz-me companhia e conversa com o realizador Gonçalo Almeida, que também vai orientar um curso de curta-metragem.
Da agenda constam também os filmes Ice Merchants, Nestor e The Voyager (todos de João Gonzalez), O que podem as palavras (de Luísa Sequeira) e O Último Banho (de David Bonneville), que incluem conversa com os realizadores.
Ice Merchants esteve nomeado aos Óscares e O Último Banho foi considerado o melhor filme português de 2022.
Durante a Bienal será inaugurada a projecção das obras vencedoras da segunda edição do MIMO Video Art e no último dia está previsto um concerto de Surma com música para cinema.
O programa inclui também uma “Noite de Terror” em parceria com o MOTELX – Festival de Cinema de Terror, o filme do Porto Femme Woman on the Roof e conversa com a programadora Rita Capucho, uma exposição de cartazes de filmes antigos e duas masterclasses orientadas por David Bonneville.