Sociedade

Ideias para o Orçamento Participativo? Prazo abre amanhã

30 jun 2020 12:45

Edição 2020/2021 disponibiliza 561 mil euros para a concretização das propostas mais votadas. Novidade: a existência de áreas temáticas

ideias-para-o-orcamento-participativo-prazo-abre-amanha
Submissão de candidaturas decorre até 31 de Julho
Ricardo Graça/Arquivo

Ideias para melhorar o concelho? O período de apresentação das propostas ao Orçamento Participativo (OP) de 2020/2021 tem início amanhã, quarta-feira, 1 de Julho, acaba de anunciar a Câmara Municipal de Leiria.

Esta edição disponibiliza 561 mil euros para a concretização das ideias mais votadas. Novidade: a existência de áreas temáticas.

De acordo com o Município, as candidaturas devem ser enviadas até 31 de Julho e deverão estar integradas numa de três categorias: Verde ou Imaterial, Jovem e Material.

“Um projecto verde deverá promover a protecção ambiental e o desenvolvimento sustentável, sendo que o imaterial diz respeito a ideias que não impliquem obras”, refere a autarquia.

“Consideram-se propostas jovens todas as que forem apresentadas por pessoas que, no mínimo, frequentem o ensino secundário e, no máximo, que tenham 25 anos inclusive, sendo materiais as ideias que indicarem a realização de empreitada”, esclarece.

São também critérios de selecção a inovação, devendo a proposta ser novidade e diferenciadora, e a criatividade, em que a ideia apresenta soluções originais e/ou diferentes.

As candidaturas deverão ser submetidas através da plataforma https://op.cm-leiria.pt/, onde poderá ser consultada toda a informação sobre o Orçamento Participativo.