Covid-19

Igrejas de Bajouca e Carnide fechadas devido a infecção do pároco por Covid-19

15 ago 2020 16:41

Padre João Pereira Feliciano contraiu Covid-19 durante um encontro para sacerdotes promovido pela Opus Dei, em Vila Nova de Gaia. Está sem sintomas da doença.

igrejas-de-bajouca-e-carnide-fechadas-devido-a-infeccao-do-paroco-por-covid-19

As igrejas paroquiais de Bajouca e de Carnide, no concelho de Leiria estão fechadas até segunda-feira, depois de o pároco local ter testado positivo para a Covid-19.

Em comunicado, publicado há momentos no site da Diocese de Leiria-Fátima, é revelado que o padre João Pereira Feliciano “está sem sintomas da doença, pelo que, através do telefone, poderá atender as pessoas que precisarem de contactar com ele”.

A nota esclarece que o padre contraiu a Covid-19, depois de ter participado num encontro para sacerdotes promovido pela Opus Dei, em Vila Nova de Gaia, nos finais do mês de Julho, durante o qual terá siso infectados, pelo menos, 6 dos 12 padres participantes, oriundos de várias dioceses.

“Em consequência, a autoridade de saúde pública determinou o confinamento deste sacerdote [João Feliciano] em casa, durante cerca de 4 semanas, e o fecho das igrejas paroquiais da Bajouca e de Carnide, até à próxima segunda-feira, inclusive”, pode ler-se na nota da diocese, subscrita pelo vigário-geral, Jorge Guarda.

Assim, este fim-de-semana, não haverá qualquer celebração nas duas paróquias, prevendo-se que no seguinte e da daí para a frente seja assegura a missa dominical e outros serviços pastorais “essenciais” com a colaboração de outros sacerdotes.

Naquela nota, é referido que o bispo de Leiria-Fátima “lamenta o sucedido e os incómodos que daí advêm, deseja as melhoras ao sacerdote e que mais ninguém seja contagiado”.

D. António Marto recomenda a todos, por um lado, “a confiança e esperança de que esta pandemia seja vencida e, por outro, o máximo cuidado no cumprimento responsável das recomendações das autoridades de saúde, a fim de evitar o alastrar da pandemia, por amor aos outros e a si próprio”.

Citado pela agência Lusa, o coordenador do encontro de sacerdotes do Opus Dei , realizado de 20 a 31 de Julho, garantiu que foram cumpridas as regras da Direcção-Geral da Saúde.

“Aliás, impressionou-me muito o rigor profissional e a seriedade cuidadosa com que a equipa responsável pelo espaço observa todas as exigências sanitárias. Os participantes tinham presentes as recomendações de prevenção e distanciamento”, referiu o padre João Paulo de Campos.