Conteúdo Comercial

Ilídio da Mota a fidelizar clientes há 60 anos

9 mar 2022 12:35

Empresa de mobiliário tem três lojas em Pombal e distribui em França

ilidio-da-mota-a-fidelizar-clientes-ha-60-anos
"'Tenho uma cama que, se calhar, foi das primeiras que o seu pai fez!' Dá gosto ouvir isso", diz Gabriel da Mota
DR

Ilídio da Mota” e “mobiliário” são quase palavras sinónimas. A empresa vende para o mercado nacional, mas também se dedica à exportação para França de mobiliário de qualidade produzido em Portugal.

Os irmãos Gabriel, André e Ilídio acolhem diariamente quem procura soluções de qualidade e linhas pragmáticas, para o lar.

Em conjunto com as irmãs Isabel e Lília, e a mãe Júlia, que também são sócias da empresa, asseguraram a passagem do testemunho de uma actividade que nasceu há 60 anos, pelas mãos do fundador Ilídio da Mota.

“Temos a loja-sede, em Vermoil, onde tudo começou em 1962, onde existe um showroom onde o cliente pode ver, escolher, fazer projectos, entre outras opções”, explica Gabriel da Mota.

A loja 2 está situada na mesma localidade, junto à avenida que confronta com a igreja.

Ali, encontram-se sofás, cozinhas e roupeiros à medida do gosto e das necessidades do cliente. Em Pombal, está localizada a terceira loja. A

Ilídio da Mota Relax, que abriu portas há oito anos, é especializada em colchões e sono confortável e tranquilo. Após mais de seis décadas de actividade, a casa de mobiliário, que emprega 12 colaboradores, merece a designação de embaixadora de Pombal dentro e fora de fronteiras.

Um dos mercados mais importantes é o francês, onde a Ilídio da Mota comercializa, distribui e monta muitos dos seus produtos.

“Há um primeiro contacto, pelo site, porém a decisão passa sempre por uma interacção física e presencial com o mobiliário em loja. Historicamente, este mercado surge em virtude da forte emigração para França, na zona Centro. Os primeiros clientes foram os pais e agora vêm os filhos. Actualmente, as deslocações são mais fáceis e essas pessoas passam pelas nossas lojas durante o ano inteiro. Já não se concentra tudo no mês de Agosto.”

Os gostos e as preferências de design têm evoluído e a Ilídio da Mota acompanha as tendências. O mobiliário mais procurado apresenta linhas simples, práticas, funcionais, embora continuemos a ter mobília para todos os gostos, do mais clássico ao mais moderno."

E se, antigamente, quem construía uma casa, comprava também a maioria da mobília para a rechear, nos dias de hoje, os armários, camas, cadeiras e mesas vão sendo adicionados de acordo com as necessidades. A renovação do mobiliário, seguindo tendências, é também mais frequente.

Gabriel da Mota aponta para uma zona mais antiga do grande edifício. Foi ali que tudo começou. Foi ali que o pai abriu a primeira loja, dedicada à compra de mobiliário em bruto, sem acabamentos, e venda desses artigos, após serem modificados de acordo com as preferências dos clientes.

“De vez em quando, aparece um cliente que assegura ter comprado aqui os seus primeiros móveis, há 60 anos. ‘Tenho uma cama que, se calhar, foi das primeiras que o seu pai fez!’ Dá gosto ouvir isso. Também há netos que vêm cá, porque o avô lhes falou em nós.”

São clientes fidelizados há seis décadas.