Sociedade

Imagem peregrina regressa ao Santuário de Fátima

12 mai 2016 00:00

Acolhimento à Virgem peregrina será um dos pontos altos das cerimónias deste ano e contará com a presença de todo o episcopado português.

imagem-peregrina-regressa-ao-santuario-de-fatima-4089
Maria Anabela Silva

Um dos pontos altos da peregrinação que, hoje e amanhã, reúne milhares de fiéis no Santuário de Fátima, é o regresso da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, que, nos últimos meses, andou em périplo por várias dioceses do País.

O acolhimento será feito durante a missa de amanhã, com a presença de “todo o episcopado” português, revelou, esta tarde, o bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto.

Em conferência de imprensa, o prelado adiantou ainda que, no momento do acolhimento da imagem, será feito também o acto de consagração de todas as dioceses portuguesas a Nossa Senhora de Fátima.

Na ocasião, o bispo explicou que o périplo que a imagem fez por várias dioceses teve como finalidade “envolver o povo católico” no centenário das Aparições e “relembrar” que a efeméride não é assinalada apenas com “um conjunto de eventos realizados aqui [Fátima] em circuito fechado”.

“O périplo da imagem revelou-se um acontecimento envolvente. As multidões saíram à rua e acolheram a imagem com alegria”, afirmou D. António Marto.

O bispo realçou ainda que a recepção à imagem, marcada para amanhã, acontecerá “85 anos depois da primeira peregrinação nacional de bispos portugueses e da consagração de Portugal à Virgem”.

Amanhã assinalam-se também os 60 anos da passagem pela Cova da Iria do então cardeal Angelo Roncalli (mais tarde, Papa João XXIII). Outro marco importante que se assinala amanhã são os 35 anos passados sobre o atentado a João Paulo II na Praça de São Pedro, em Roma, ocorrido a 13 de Maio de 1981.