Sociedade

Incêndio do Arrabal "em resolução" depois do reacendimento desta manhã

18 jul 2020 14:27

No combate às chamas estão envolvidos mais de 130 operacionais e três meios aéreos.

incendio-do-arrabal-em-resolucao-depois-do-reacendimento-desta-manha
Fogo começou ontem à tarde, mas esta manhã registou uma reactivação
Ricardo Graça

Já está em "fase de resolução" o incêndio que, esta manhã, reacendeu na freguesia do Arrabal, no concelho de Leiria. No terreno estão ainda, segundo informação do Comando Distrital de Operações de Socorro, cerca de 130 operacionais, apoiados por 38 veículos e três meios aéreos. 

Às 12:40 horas, o comandante Pedro Araújo, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), disse à agência Lusa que o incêndio, que lavra numa zona de povoamento, foi dado como dominado pelas 21:32 de sexta-feira, mas teve “uma reativação forte pelas 10:49”. 

Ao JORNAL DE LEIRIA, Helena Brites, presidente da Junta de Freguesia do Arrabal, adiantou que o reacendimento ocorreu próximo do local onde o fogo começou ontem, em Vale Maior. "Com o vento, acabou por ganhar força e causar uma situação de grande preocupação", referiu a autarca.

O fogo deflagrou esta sexta-feira, por volta das 15:39 horas e entrou em fase de resolução pelas 21 horas, mas esta manhã registou uma reactivação.

A acompanhar no local o desenrolar das operações, o presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, deixou, ao início da noite de ontem, um apelo à população para as altas temperaturas previstas para o fim-de-semana.

“Fazia um apelo muito grande, para que nas próximas horas, em especial sábado e domingo não, haja nenhum tipo de actividade rural e que respeitem o clima perigoso que se vai fazer sentir neste país”, disse Gonçalo Lopes, ao lembrar o incêndio de outubro de 2017, que “derreteu o Pinhal de Leiria”.