Sociedade
Incêndio em Alvaiázere lavra há dois dias
Fogo em Pombal reactivou-se hoje, mas já está controlado.
O incêndio que começou às 15:42 de sábado em Alvaiázere continua a não dar tréguas aos bombeiros.
Às 18 horas de domingo, o fogo era o segundo no País, no activo, que mobilizava mais elementos no terreno.
Em declarações à Agência Lusa, a presidente da Câmara de Alvaiázere, Célia Marques, disse acreditar que com a ausência de vento e a redução da temperatura do ar ao final do dia pudesse ajudar no combate.
O incêndio, de acordo com a informação disponibilizada pela página da internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) estava a ser combatido às 18 horas por 201 operacionais, apoiados por 65 meios terrestres.
A presidente da Câmara abordou ainda as declarações de sábado do secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, que considerou que a maioria dos incêndios tem origem criminosa.
“Infelizmente, tudo leva a crer que sim, tudo leva a crer que haja crime. Também cremos que terá sido por esse motivo, até porque à mesma hora, noutro concelho vizinho, Pombal, deflagrou um outro incêndio”, concluiu a responsável.
Uma reactivação do incêndio que começou na sexta-feira em Pombal obrigou hoje, pelas 17 horas à intervenção de 279 bombeiros, 69 meios terrestres e um meio aéreo.
De acordo com a página de internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil, este incêndio começou na sexta-feira, 14:14, em Vila Cã.
Este fogo chegou a mobilizar, ainda na sexta-feira, mais de 400 bombeiros.
Segundo a Agência Lusa, a reactivação ficou controlada pelas 17:30 horas.
Agência Lusa/Jornal de Leiria