Sociedade

Incêndio no concelho de Leiria teve origem num monte de lixo

28 jul 2022 09:14

Fogo que deflagrou há duas semanas na Caranguejeira, e que se propagou a outras freguesias, causou prejuízos de 8,2 milhões de euros. Arderam 243 hectares por hora

incendio-no-concelho-de-leiria-teve-origem-num-monte-de-lixo
Incêndio da Caranguejeira consumiu 3.767 hectares, a “uma velocidade de 1.533 metros por hora”
Ricardo Graça
Maria Anabela Silva

O incêndio que, no passado dia 12, deflagrou na localidade de Palmeiria, em Caranguejeira, concelho de Leiria, começou num amontoado de lixo colocado junto à estrada, em zona de floresta. A informação foi avançada pelo vereador da Protecção Civil, Luís Lopes, durante a reunião de câmara realizada na terça-feira.

Segundo o vereador, ainda não está determinado se o fogo resultou de “uma reacção da decomposição de matéria” que se encontrava depositada no local e, dessa forma, se tratou de uma causa “negligente”, ou se existiu mão criminosa. Certo é que o fogo, o maior registado no concelho num dia em que houve “15 alertas de incêndio” na área do município, consumiu 3.767 hectares, a “uma velocidade de 1.533 metros por hora”, registada nos primeiros 180 minutos. “A cada hora, arderam 243 hectares”, sublinhou Luís Lopes.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ