Sociedade
Incêndio no concelho de Leiria teve origem num monte de lixo
Fogo que deflagrou há duas semanas na Caranguejeira, e que se propagou a outras freguesias, causou prejuízos de 8,2 milhões de euros. Arderam 243 hectares por hora
O incêndio que, no passado dia 12, deflagrou na localidade de Palmeiria, em Caranguejeira, concelho de Leiria, começou num amontoado de lixo colocado junto à estrada, em zona de floresta. A informação foi avançada pelo vereador da Protecção Civil, Luís Lopes, durante a reunião de câmara realizada na terça-feira.
Segundo o vereador, ainda não está determinado se o fogo resultou de “uma reacção da decomposição de matéria” que se encontrava depositada no local e, dessa forma, se tratou de uma causa “negligente”, ou se existiu mão criminosa. Certo é que o fogo, o maior registado no concelho num dia em que houve “15 alertas de incêndio” na área do município, consumiu 3.767 hectares, a “uma velocidade de 1.533 metros por hora”, registada nos primeiros 180 minutos. “A cada hora, arderam 243 hectares”, sublinhou Luís Lopes.
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.